Preços de cortes nobres de carne bovina em SP caem em setembro

Os preços de alguns cortes nobres de carne bovina caíram nos supermercados no estado de São Paulo em setembro, com redução 6,88% no preço do filé mignon bovino, segundo dados do Índice de Preços aos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

“Os preços dos cortes bovinos, que apresentaram forte elevação há dois anos, iniciaram um processo de desaceleração”, disse a Apas em nota divulgada na segunda-feira (10).

Considerando todos os cortes incluídos na pesquisa, o preço da carne bovina ficou estável, com alta de 0,03% em setembro, em relação a agosto. As altas de 2,88% no preço da costela, 1,96% do coxão mole, 1,66% do patinho, 0,74% do acém e 0,41% do lagarto compensaram as quedas nos preços dos outros cortes.

As principais reduções de preços em setembro, além do filé mignon (-6,88%), foram registradas para músculo (-3,36%), alcatra (-2,37%), fraldinha (-1,71%) e picanha (-1,4%).

No acumulado do ano, o preço da carne bovina, considerando a média total, ainda subiu 1,12% em relação a janeiro a setembro do ano passado. Mas cortes de carne premium tiveram quedas nos preços, incluindo filé mignon (-18,55%) e picanha (-4,6%). O coxão mole (-4,59%) e o fígado (-6,87%) também registram fortes quedas de preços no ano.

O preço dos cortes suínos continuou caindo, com deflação de 0,62% em setembro e 6,55% no ano.

Já o preço das carnes de aves subiu 0,55% em setembro e teve alta de 5,85% no acumulado do ano, impactado pela redução na oferta enquanto vários países produtores enfrentam casos de gripe aviária.

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Preços de cortes nobres de carne bovina em SP caem em setembro

error: Conteúdo protegido!