O Fundecitrus realizou, nesta terça-feira (18), o terceiro Encontro Citros em Foco, em Monte Azul Paulista (SP). O evento reuniu cerca de 75 participantes, entre citricultores, agrônomos e demais profissionais do setor.
As palestras feitas pelos profissionais do Fundecitrus alertaram sobre a incidência de greening na região e as principais estratégias de manejo para controlar o psilídeo, inseto transmissor da doença.
O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Olavo Bianchi alerta sobre a importância de que o controle do psilídeo seja feito de forma rigorosa. “A rotação de inseticidas para o controle químico do psilídeo precisa ser feita de forma adequada, isso é essencial para combater o greening. E a citricultura não pode ser mais uma atividade individual, os produtores precisam trabalhar em parceria com os vizinhos”, orienta.
O evento também tratou sobre o manejo de moscas-das-frutas e bicho-furão, com palestra do pesquisador do Fundecitrus Haroldo Volpe, que ressaltou a importância do monitoramento das pragas. “O problema dessas pragas é a não detecção precoce. Por isso, é fundamental fazer o monitoramento no momento adequado e iniciar as aplicações com a população da praga ainda baixa. Além disso, antecipar a colheita e fazer a catação de frutos atacados, são medidas que ajudam no combate desses insetos”, explica.
O evento contou com o apoio das Empresas Amigas do Citricultor.
Fonte: FUNDECITRUS