Mais de 2 mil animais participam da feira que começa nesta quarta-feira, dia 19
Programada para o período de 19 a 23 de outubro, a 59ª EXPO Rio Preto reafirma sua importância para a pecuária brasileira com uma edição histórica que trará para o Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto mais de 2 mil animais entre bovinos, equinos e ovinos, que participarão de exposições, julgamentos, leilões e torneio leiteiro.
Realizados em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), os julgamentos começam no primeiro dia da feira com animais de aptidões para corte e leite: Simental, Tabapuã, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Indubrasil, Sindi, Girolando e Gir Leiteiro. O evento recebe também animais da raça Senepol, exclusivamente em exposição.
Tabapuã
Presente no evento com 100 animais de 10 pecuaristas dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT) celebra, em 2022, 80 anos da raça zebuína. Os trabalhos zootécnicos da linhagem tiveram início em 1942, na Fazenda Água Milagrosa, na cidade de Tabapuã.
“A criação desses animais tem crescido bastante na pecuária brasileira, conquistando espaço ano após ano. Atualmente, desponta como a segunda raça de corte zebuína da ABCZ”, destaca o presidente da ABCT Sérgio Junqueira Germano. “A expectativa para essa exposição é muito boa. Depois da ExpoZebu, em Uberaba, essa será a maior feira pecuária de 2022”, acrescenta.
Indubrasil
Organizados pela Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil (ABCI), os julgamentos dessa raça envolvem cerca de 30 animais, que pertencem a dois criadores de Uberaba (MG). Entre as fêmeas de pista estará a Grande Campeã da última edição da ExpoZebu, pertencente ao pecuarista mineiro Rodrigo Caetano Borges.
A raça Indubrasil se originou por mestiçagem de raças importadas da Índia através do cruzamento das raças Gir, Nelore e Guzerá. O objetivo era extrair as qualidades de cada uma e multiplicar o pequeno rebanho zebuíno que existia no Brasil no início do século XX.
“A EXPO Rio Preto é uma feira que prima pela organização. É impressionante o apoio dado pela Prefeitura de Rio Preto, algo que não vemos na maioria dos eventos do Brasil. Por isso, a expectativa é sempre positiva”, disse o presidente da ABCI Roberto Fontes Goes. Segundo ele, a entidade está conseguindo alavancar a criação de Indubrasil no mercado interno graças ao apoio dado pela ABCZ. “Hoje contamos com mais de 100 associados em todo o País e estamos presentes nas principais feiras agropecuárias”, informa.
Sindi
Nesta edição da feira, o gado Sindi será representado pelo pecuarista Adaldio José de Castilho Filho, um dos precursores na criação no Brasil, com fazendas em Sales e Novo Horizonte. Ele é o atual vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi). Os julgamentos da raça envolvem cerca de 30 animais, boa parte deles pertencente ao plantel de Castilho Filho. O pecuarista trará para a pista de julgamento a Reservada Grande Campeã da 19ª edição da Exposição Nacional da Raça Sindi, realizada em Goiânia no mês passado.
Girolando e Gir Leiteiro
Os julgamentos do gado Girolando na exposição contam com a participação de 150 animais, boa parte deles do Noroeste Paulista, além dos Estados do Mato Grosso do Sul e Goiás. “Teremos mais uma grande edição do Girolando nesta EXPO. A feira melhora a cada ano em termos de quantidade de animais e de qualidade. Os jurados que passam por ela sempre elogiam a qualidade do rebanho exposto”, afirma Nilton Barcelos Júnior, técnico regional da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.
Já a raça Gir, além da pista de julgamento, terá seu tradicional torneio leiteiro realizado envolvendo a participação de 28 vacas provenientes de sete criadores dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Os julgamentos da raça contarão com 138 animais.
Nelore e Nelore Mocho
Envolvendo cerca de 340 animais, os julgamentos de 2022 marcam o início do novo ranking das raças Nelore e Nelore Mocho. O criador que sair bem pontuado da feira rio-pretense participará dos próximos eventos do calendário nacional com mais credibilidade.
“A EXPO Rio Preto é um dos eventos mais tradicionais do Nelore paulista e tem grande destaque no cenário nacional”, declara Luiz Gustavo Garcia Ribeiro, vice-presidente da Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN). “O Nelore vive um dos seus grandes momentos na pecuária brasileira, tanto em termos de comercialização como de valorização”, completa.
Simental
Bovino de corte e de leite, o Simental faz mais uma grande participação na exposição em julgamento com 90 animais pertencentes a criadores de São Paulo e Minas Gerais.
Entre os pecuaristas que enviarão animais para a feira deste ano estão Francisco Araújo Mendonça, da Fazenda São Francisco, da cidade de Adolfo, além dos atuais presidente e vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS), respectivamente, Bernardo de Vasconcellos Moreira e Rogério Naim Sawaia.
“As expectativas para a feira de Rio Preto são sempre as melhores e, com certeza, teremos mais uma edição histórica”, comenta Adib Dau Neto, diretor executivo da ABCRSS.
Guzerá
A raça Guzerá marca presença com cerca de 70 animais, pertencentes principalmente a pecuaristas de São Paulo e Minas Gerais. A participação dos animais dessa raça zebuína é intermediada pela Associação dos Criadores da Raça Guzerá (ABCG).
Senepol
A participação da raça Senepol não envolve julgamentos, apenas a exposição e a comercialização de garrotes. Segundo a assessoria de imprensa da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), a feira rio-pretense receberá 25 animais, sendo 14 reprodutores, seis garrotes e cinco fêmeas. Todos pertencem à Fazenda Liberdade, da cidade paulista de Álvares Florence.
Leilões
Quatro leilões de gado marcam a programação da 59ª EXPO Rio Preto, sendo realizados sob a organização da empresa Tanabi Leilões.
O primeiro deles, o Mega Leilão de Gado Leiteiro da Fazenda Espigão da Serra, será no dia 20 de outubro, às 11h, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto. Serão ofertados 150 animais, entre vacas em lactação, vacas paridas e novilhas, vindas de Araxá (MG), uma das maiores bacias leiteiras do Brasil.
A edição de 2022 ainda será palco do 1º Leilão Genética BD, que envolve animais para provas de rodeio. Trata-se de uma seleção dos maiores nomes das arenas brasileiras, entre fêmeas de genética e de performance. Ele será realizado em 21 de outubro, às 14h.
No dia 22 de outubro, às 14h, haverá o Leilão de Corte, com a oferta de mais de mil animais para cria, recria e engorda.
A programação termina no dia 23, ao meio-dia, quando será realizado o leilão beneficente em prol do Hospital de Base, da Santa Casa e do Fundo Social de Solidariedade de Rio Preto.
Mais informações sobre os leilões, cadastros e lances podem ser feitos pelo telefone (17) 98106-1933 ou pelo e-mail tanabileiloes@hotmail.com.
A EXPO Rio Preto 2022
Esta é a maior exposição pecuária do Estado de São Paulo, tendo espaço garantido no calendário nacional de eventos agro empresariais.
Realizada entre 19 e 23 de outubro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, a feira receberá mais de 2 mil animais entre bovinos, equinos e ovinos vindos de todo o Brasil, que participarão de julgamentos, exposições e, no caso do gado de leite, torneio leiteiro.
A programação também prevê quatro leilões, palestras técnicas sobre avicultura, turismo rural, ciência e tecnologia, além da participação de 26 expositores de empresas de diversos segmentos para além do agronegócio.
Os portões do recinto estarão abertos à toda família, com entrada e estacionamento gratuitos e uma série de apresentações culturais, atrações infantis, espaço para alimentação com food trucks e restaurantes fixos e atrações musicais, com destaque para o 2º Festival de Viola, que trará shows de artistas conhecidos como Renato Teixeira.
A realização é da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com apoio técnico da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), apoio institucional do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), além do apoio das universidades UNIRP e UNORTE.
SERVIÇO
De 19 a 23 de outubro
Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto
Entrada e estacionamento gratuitos
Fonte: Secretaria de Comunicação Social