Estado de Santa Catarina confirma detecção de greening em plantas de citros

Foram confirmados os primeiros casos de plantas com greening no estado de Santa Catarina, segundo o levantamento anual de detecção de greening realizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Plantas com sintomas foram encontradas nos municípios de Xanxerê, Abelardo Luz e São Domingos – e, após análise laboratorial, foi confirmada a presença da doença.

A hipótese é de que a introdução de greening no estado tenha ocorrido por meio de mudas contaminadas, oriundas de comércio clandestino.

Com isso, foram adotadas medidas para prevenir a disseminação da doença, como ampliação do monitoramento do psilídeo, instalação de armadilhas nos principais municípios com atividade citrícola do oeste do estado e na região produtora de mudas cítricas do Alto Vale do Itajaí, campanhas para conscientização dos citricultores, entre outras ações.

O geening é considerado, atualmente, a pior doença da citricultura, causando perdas substanciais na produção de citros do país. Por isso, o estado reforça as medidas de prevenção para evitar que a doença provoque grandes prejuízos às propriedades citricultoras.

Para saber mais sobre o greening, acesse: https://www.fundecitrus.com.br/doencas/greening

Fonte: Fundecitrus

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Estado de Santa Catarina confirma detecção de greening em plantas de citros

error: Conteúdo protegido!