DESTAQUES DO DIA

Desempenho do frango (vivo e abatido) na 43ª semana de 2022, quarta do mês de outubro

O frango abatido percorreu a quarta semana de outubro, 43ª de 2022, sem fugir ao comportamento típico da segunda quinzena do mês, de retração das cotações. Mas com um desempenho bem mais grave que o de um ano atrás, quando o período foi encerrado com uma redução de 3% em relação à sexta-feira da semana anterior. Desta vez o recuo semanal ficou próximo de 7%, escancarando as péssimas condições do consumo.

É provável que nesta segunda-feira, 31, o frango abatido mantenha a mesma cotação do final de semana. Mesmo assim estará encerrando o mês com o menor valor dos últimos 150 dias, o que significa retroceder ao que foi praticado nos primeiros dias de junho passado.

Já o frango vivo, cotado a R$5,50/kg, iniciou seu segundo mês com o preço inalterado, visto que o último reajuste (para baixo) ocorreu em 28 de setembro passado. Tal estabilidade deixa a impressão de que o mercado, apesar do momento do mês, também é estável. Mas a ideia é falsa, pois o mercado independente de aves vivas permanece estagnado, com poucos compradores. A ponto de a cotação vigente ser apenas um referencial, sobre o qual incidem descontos variáveis, conforme os interesses e necessidades de uma e outra parte.

Em decorrência, as perdas do frango vivo vêm correspondendo ao dobro das perdas do abatido. Assim, se a queda mensal do abatido é de pouco mais de 2%, a do vivo supera os 4%. E enquanto o atual preço do abatido se encontra 4% abaixo da média registrada há um ano, na ave viva esse índice está acima dos 8%.

Com o início de novo mês, conta-se com a reversão do mercado. Mas, se ela vier, começará somente no final de semana.

Fonte: AviSite

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Desempenho do frango (vivo e abatido) na 43ª semana de 2022, quarta do mês de outubro

error: Conteúdo protegido!