iStock
A rede é composta por dez Comitês Permanentes de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros (CPG)
Terá início nesta quinta-feira (6) 1ª Reunião dos Comitês Permanentes de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros (CPG) da Rede Pesca Brasil.
O primeiro comitê a promover o encontro é o Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Continentais das Bacias Amazônica e Tocantins-Araguaia (CPG Norte), na cidade de Manaus (AM). A área de gestão do comitê abrange a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, a bacia Amazônica, e a maior bacia localizada totalmente em território nacional, a bacia Tocantins-Araguaia.
Os CPGs contribuem para o aprimoramento da gestão pesqueira e buscam garantir que o ordenamento da atividade seja baseada no diálogo entre governo e a sociedade civil.
“É de extrema importância que a gestão pesqueira seja trabalhada junto aos usuários, promovendo o desenvolvimento sustentável da atividade, o monitoramento e controle. Só assim poderemos buscar garantir o uso dos recursos para as próximas gerações, a manutenção do emprego e da renda, a continuidade das tradições locais e a segurança alimentar das populações”, destaca a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Mapa.
Os encontros da Rede Pesca Brasil, coordenada pela secretaria, retomarão o formato de discussão participativo, com representantes de órgãos, entidades da administração pública (federal, estadual, distrital e municipal) e setor pesqueiro. A Rede é composta por um Banco Técnico-Científico e dez CPGs.
As reuniões estão previstas para ocorrerem até abril de 2023.
Fonte: MAPA