Dados preliminares indicam que o frango abatido deve registrar em setembro corrente praticamente o mesmo valor (nominal) de agosto passado, pois, alcançando média de R$7,26/kg (base: produto resfriado comercializado no Grande Atacado da cidade de São Paulo) se encontra apenas 1 (um) centavo acima da média de agosto passado – ganho de 0,20%.
Na verdade é uma perda, não um ganho – pois a inflação do período vem sendo superior a esse índice. Mas bem mais significativa é a perda em relação a setembro de 2021, visto que o preço médio deste mês se encontra 5,25% abaixo do registrado há um ano, situação que se repete pelo segundo mês consecutivo.
Nos 12 meses transcorridos entre outubro de 2021 e setembro de 2022, o valor médio alcançado se encontra 10% acima do registrado em idêntico período anterior. Mas esse índice recua para 6,74% ao analisar-se os nove primeiros meses deste ano. E, pior, se torna negativo nos últimos três meses (-1,47%), indicando que todo o aumento de 2022 ficou concentrado na primeira metade do ano.
Merece atenção o pico de preços registrado entre julho e setembro. Pois, nesses três meses, a cotação máxima do frango abatido girou, na média, em torno dos R$7,50/kg, não superando em nenhum momento esse valor. Será esse o melhor que o mercado tem condições de pagar?
Fonte: AviSite