Trabalho em parceria entre o Fundecitrus e o Instituto de Química da Unesp Araraquara se destaca na categoria Genética de Microrganismos
A doutoranda Beatriz C. Pecoraro Sanches, do programa de Biotecnologia do Instituto de Química da Unesp Araraquara, que desenvolve sua tese de doutorado no Fundecitrus sob orientação do pesquisador Nelson A. Wulff desde 2019, ganhou o prêmio de melhor trabalho na área de genética de microrganismos, apresentado no 67° Congresso Brasileiro de Genética, em Natal (RN).
De autoria de Beatriz, Elaine C. Martins, Josiane C. Darolt, Michele F. S. Dutra, Edson Crusca, Reinaldo Marchetto e Nelson A. Wulff, do Fundecitrus e Unesp, o trabalho recebeu o Prêmio Milton Krieger, da Sociedade Brasileira de Genética, que seleciona a melhor apresentação oral na temática Genética de Microrganismos, dentre os cinco selecionados para a apresentação na categoria – e entre os cerca de 500 trabalhos enviados ao Congresso.
O trabalho apresentado, Prospecção de peptídeos com atividades antibiótica e de indução do sistema de defesa vegetal contra o Huanglongbing, teve como objetivo selecionar peptídeos antimicrobianos que poderiam apresentar atividade antibiótica contra uma bactéria filogeneticamente próxima àquela associada ao greening e sintetiza-los quimicamente.
Os resultados obtidos estimulam a continuação do projeto visando o controle do greening e evidenciam o potencial biotecnológico que os peptídeos antimicrobianos podem ter na citricultura.
Fonte: Fundecitrus