Infestações de ácaros tetraniquídeos, também conhecidos como ácaros desfolhadores, costumam ocorrer durante o período mais seco do ano, entre os meses de março a setembro. Portanto, é preciso ter atenção para evitar prejuízos aos pomares.
São três espécies de ácaros desfolhadores que atingem os citros: ácaro-purpúreo (Panonychus citri), o ácaro-texano (Eutetranychus banksi) e o ácaro-mexicano (Tetranychus mexicanus). Essas pragas atacam as folhas das plantas, causando manchas cloróticas conhecidas como mosqueamento, que resultam em desfolha e seca dos ponteiros das plantas.
Para controlar as infestações dessas pragas, é recomendado fazer o monitoramento na fase inicial, aplicar o acaricida na dose adequada e rotacionar os produtos, com diferentes modos de ação, a fim de evitar o aparecimento de populações de ácaros resistentes aos produtos.
Além disso, é importante ter atenção pois o manejo de outras pragas pode interferir no controle dos desfolhadores, como o uso excessivo e/ou contínuo de inseticidas piretroides, organofosforados e neonicotinoides que, associado ao período de seca, pode provocar o aumento repentino das infestações dos ácaros, devido à eliminação de seus inimigos naturais.
Para saber mais sobre os ácaros desfolhadores, ouça o 6º episódio do Fundecitrus PodCast: https://pod.link/1618971312.
Fonte: FUNDECITRUS