Às vésperas de mais um Dia do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) celebra a data e contribui, através de fiscalizações que mantém o bom uso e a conservação do solo, com a preservação do meio ambiente. Através da Lei Estadual 6.171/88, a Defesa já fiscalizou, em 22 anos, 84 bacias hidrográficas e 858 mil hectares de terras em 21.000 propriedades.
“São áreas que passaram de degradadas para conservacionistas, inclusive, com a presença da fiscalização, há também a mudança de hábitos por parte dos produtores rurais”, comenta o engenheiro agrônomo Oswaldo Julio Vischi Filho, gerente do Programa Estadual de Fiscalização do Uso e Conservação do Solo.
No Estado de São Paulo, considera-se que a área de produção agropecuária representa 18 milhões de hectares e que áreas de proteção ambientais ocupam 3 milhões de hectares. “Se parte desses hectares estiveram conservados com práticas eficientes de conservação, por si só já é uma contribuição para a preservação do meio ambiente”, compara o engenheiro.
Outras ações da Defesa Agropecuária que contribuem para a preservação do meio ambiente são técnicas de plantio direto na palha, integração lavoura pecuária-floresta, plantio de plantas para a proteção do solo, entre outras. “São ações adotadas pela Defesa que sempre está a procura de novas técnicas de preservação de solo que contribuem para a preservação ambiental”, diz Oswaldo.
Por Felipe Nunes
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento