Evento abriu as portas do Instituto Biológico à população e permitiu a colheita no maior cafezal urbano do mundo
Na manhã de sábado (21/05), os paulistas tiveram a oportunidade de visitar e colher café no cafezal do IB. O Sabor da Colheita, evento que está em sua 15ª edição, é parte das comemorações do Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio. Nele, a comunidade pode conhecer, na prática, o trabalho de milhares de cafeicultores brasileiros. Além disso, um novo olhar sobre a cafeicultura regenerativa foi discutido, ao trazer oficinas e cases de sucesso sobre o tema.
Antes da colheita, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro, discursou aos presentes e comentou a história do café no Brasil, sua relevância para a economia e a sociedade paulista e brasileira. Ele também ressaltou a importância dos institutos ligados à Secretaria – como o Biológico, o Agronômico e o Tecnologia de Alimentos – na preservação e aprimoramento da cultura cafeeira. O secretário ainda anunciou a retomada do Concurso Estadual do Café.
O presidente da COOPINHAL (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal), Henrique Gallucci, comentou a importância da Secretaria de Agricultura no desenvolvimento da produção cafeeira em São Paulo. “Acompanho a Secretaria desde 1998 e, especialmente desde 2021, a condução dos investimentos tem sido muito bem direcionada”.
Público
Ayrton Guaraná, 22, estudante de veterinária, conhece o Sabor da Colheita desde 2017. Interessado por café, considera o evento uma maneira proveitosa de aproximar a população da área urbana do cultivo e da colheita. “Cria-se uma maneira nova de enxergar a produção dos alimentos e o Instituto Biológico disponibiliza isso com uma estrutura única”.
O Sabor da Colheita, além de bastante informativo, configura-se como um programa muito interessante às famílias de São Paulo. O evento contou com a presença de muitas crianças que se divertiram com a colheita e puderam entender melhor o processo de cultivo do café.
Estiveram presentes no evento o subsecretário de Agricultura, Orlando Castro, subsecretário de Abastecimento, Celso Matsuda, a diretora Geral do Instituto Biológico, Ana Eugênia, o coordenador da CATI, Alexandre Grassi, o coordenador da APTA, Sergio Tutui, o vice-presidente de Assuntos Públicos e Legais Nestlé, Gustavo Bastos, gerente de Sustentabilidade de Cafés, Bebidas e Cereais da Nestlé, Taissara Martins.
Por GL
Assessoria de Imprensa
Fotos: GM
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo