Peças centrais em celebrações e comumente oferecido em recepções, seja em casa ou no trabalho, os bolos são produzidos a partir de inúmeras possibilidades de receitas, com quantidade variada de calorias e nutrientes. Essa diversidade também ocorre entre os produtos industrializados, presentes em quase metade dos lares brasileiros segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). É o que constatou o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) ao avaliar a rotulagem nutricional de 210 bolos em estudo que será lançado na próxima terça-feira (31) durante webinar gratuito.
Essa é a nona publicação da Série Alimentos Industrializados 2030, coordenada pela Plataforma de Inovação Tecnológica do Ital (PITec), órgão vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Através do estudo, fica demonstrado o valor dos bolos industrializados para a hospitalidade, gastronomia, nutrição e bem-estar da população, além de sua segurança para o consumo, de acordo com Luis Madi, diretor de Assuntos Institucionais do Ital e coordenador do projeto Alimentos Industrializados 2030.
Por ser a quarta publicação dedicada a setor abrangido pela Abimapi, a entidade promove evento on-line que tratará sobre informações científicas, novos processos tecnológicos, ingredientes e aditivos utilizados na produção desses alimentos, além de pesquisas de mercado sobre o comportamento do consumidor e tendências. No período da manhã, das 10h às 12h, serão abordados massas e pães, e no período da tarde, das 14h às 16h, será a vez dos biscoitos e bolos, quando será lançado o estudo Bolos Industrializados: Socialização, Prazer e Nutrição.
Integram a programação do webinar o coordenador técnico da PITec, Raul Amaral, o diretor da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) Airton Vialta, que acumula a experiência de mais de 25 anos em pesquisa científica no Ital, e Joseane Marchi, gerente de produto para categoria Bakery no negócio de Óleos e Gorduras da Cargill.
Sobre o Ital
Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.
Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.
Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.
Por Assessoria de Comunicação
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo