Prefeito de Tabapuã (SP) veta PL contra pulverização aérea após ouvir canavieiros

Na última semana, quase um mês depois da aprovação pela Câmara de Tabapuã de um Projeto de Lei (PL) que proibia a pulverização aérea de defensivos agrícolas, o prefeito Sílvio Sartorello (PTB) vetou a proposta. O argumento utilizado foi que a lei causaria impactos produtivos e socioeconômicos para agricultura no município e para toda a microrregião de Catanduva – uma área de importante vocação canavieira.

A decisão do gestor foi tomada após ouvir as apresentações técnicas feitas pela Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva (AFCRC) e pela Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara (Canasol), ambas associadas à Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana).

Além das entidades de canavieiros, o setor industrial sucroenérgético também se envolveu na defesa da pulverização por acreditar que ela promove melhorias para a produção e garante a balança comercial da região, incluindo aspectos socioeconômicos decorrentes. Com o veto do prefeito à lei de autoria do vereador Pedro Girotto (DEM), a Câmara volta a tratar da matéria, nas comissões específicas e depois no plenário, previsto para ocorrer já no mês que vem.

Em nota, a Feplana afirma que continuará acompanhando o caso. A entidade ainda parabeniza a ação conjunta da AFCRC e da Canasol, juntamente com usinas locais. “A vitória será certa porque há união entre usinas, entidades e produtores em defesa do bem comum”, diz o presidente da Feplana, Paulo Leal.

Fonte: Feplana

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Prefeito de Tabapuã (SP) veta PL contra pulverização aérea após ouvir canavieiros

error: Conteúdo protegido!