Depois de quase ser excluída do ranking dos 10 principais produtos da pauta cambial brasileira dado os fracos resultados do início do ano, em termos de receita a carne de frango fechou o primeiro quadrimestre de 2022 como o oitavo principal produto exportado pelo brasil.
Encontra-se agora, é verdade, uma posição abaixo da registrada no mesmo período de 2021, apesar de sua receita ter aumentado perto de 32% em 2022. Mas isso é devido aos índices de incremento bem maiores obtidos pelos óleos combustíveis (+122,45%) e pelo café (+59%, praticamente), produtos alçados da 10ª e 9ª posição para, respectivamente, o 4º e 8º posto, também respectivamente.
Quem, por outro lado, vem fazendo caminho oposto ao da carne de frango entre os produtos da agropecuária é a carne bovina, que subiu da 6ª para a 5ª posição no ranking geral e registra incremento de receita de 66%, mais que o dobro do índice de aumento obtido pela carne de frango.
Juntas, carnes bovina e de frango (consideradas apenas as exportações do produto in natura) contribuíram com mais de 6% dos US$101 bilhões auferidos pelo Brasil no mercado externo nos quatro primeiros meses de 2022.Registraram resultado que significou aumento de mais de 20% na participação dos dois produtos na pauta cambial.
Fonte: AviSite