Os frigoríficos de carnes suína e de aves de Minas Gerais participaram de uma missão comercial à Argentina neste mês de maio com objetivo de ampliar exportações para o país vizinho, segundo informações divulgadas pelo governo estadual e a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg).
“Os grandes fornecedores de carnes de aves e suínos para o mercado argentino estão no Sul do país, principalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná. O mercado argentino ainda não é um consumidor expressivo nas exportações mineiras de carnes de aves”, disse o subsecretário de Agricultura, João Ricardo Albanez, em nota.
“Já em relação à carne suína, a Argentina ocupa o nono lugar das exportações do estado. Essa missão é uma oportunidade para o setor produtivo mineiro estreitar as relações comerciais e diversificar a pauta exportadora com a inclusão de produtos de maior valor agregado.”
Seis empresas mineiras de carnes participaram da missão, entre 16 e 17 de maio, liderada pelo governo do estado de Minas Gerais. Entre os frigoríficos de carne suína estavam a Adeel Alimentos, Nutrili Alimentos e Saudali Alimentos.
No primeiro dia, foram realizadas rodadas de negócios entre as empresas mineiras e importadores argentinos, incluindo distribuidores, importadores especializados e redes de supermercados, segundo informações da Asemg.
No segundo dia, um seminário sobre as oportunidades de exportação de Minas Gerais para o mercado argentino contou com a participação de entidades de classe argentinas representando empresas importadoras.
Os representantes dos frigoríficos mineiros também participaram de visita técnica à rede de supermercados Jumbo, um dos maiores grupos de varejo com atuação no país.
A Asemg disse que tem expectativas positivas em relação aos negócios que deverão ser gerados ao longo do ano a partir das tratativas iniciadas na missão.
“Essa missão nos proporcionou a possibilidade de contatos importantes, pois são contatos para a realização de trabalhos futuros. Saímos da missão com expectativas de concretizar negócios na Argentina em breve”, disse o diretor comercial do Saudali Alimentos, Adriano Pacheco, em nota divulgada pela Asemg.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil