DESTAQUES DO DIA

Minoritários querem suspender assembleia da Petrobras do dia 13

Acionistas minoritários da Petrobras (PETR3, PETR4) começaram a pressionar a estatal para tentar suspender a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária marcada para a quarta-feira da semana que vem, dia 13 de abril, segundo fontes do setor disseram ao O Globo.

O movimento vem sendo liderado por gestoras de fundos de investimento estrangeiros, que já sinalizaram à estatal e ao Institutional Shareholder Services (ISS), organismo privado que providencia soluções para investidores e fundos, que estão com problemas com as cédulas de votação por conterem nomes que já que foram descartados.

Na primeira versão dos indicados pela União, havia o nome de Joaquim Silva e Luna, presidente da estatal que deixará o cargo. Em seguida, foram adicionados Rodolfo Landim, como presidente do Conselho de Administração, e Adriano Pires, como conselheiro e presidente-executivo (CEO) da estatal. Como os dois desistiram, uma nova versão está em andamento.

A preocupação dos fundos é que haja problemas na votação que será feita através do sistema de voto múltiplo no dia da assembleia, que será realizada de forma virtual. Nessa modalidade, os acionistas podem concentrar votos em um único candidato individualmente.

Segundo uma fonte, há grandes chances de a eleição dos conselheiros ser impugnada no dia 13. Para essa fonte, representante de um fundo, embora o governo possa indicar os nomes até o dia da assembleia, a avaliação é que esse “troca-troca” de indicados está deixando o processo muito instável. Até agora, as articulações ocorrem nos bastidores.

Fonte: Agência Estado

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Minoritários querem suspender assembleia da Petrobras do dia 13

error: Conteúdo protegido!