A China anunciou na quinta-feira (07) a suspensão das compras de carnes de três plantas brasileiras por uma semana, confirmou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) à CarneTec.
O Mapa disse que recebeu a notificação das autoridades chinesas por meio da Embaixada do Brasil em Pequim.
A agência de notícias Reuters informou mais cedo que as unidades com as exportações suspensas a partir desta sexta-feira (08) são uma planta de carne bovina da JBS em Goiás, uma unidade da Marfrig em Mato Grosso e uma unidade de carne de frango da Zanchetta em São Paulo.
As exportações de carne bovina da planta da JBS em Mozarlândia (GO) para a China já estavam suspensas desde o fim de março.
“Isso é impactante, de certa forma, para as exportações de carne bovina brasileira que iam pra China, principalmente por ser mais um sinal do que a gente vinha pontuando, que é a forma de negociar chinesa”, disse o analista de Mercado da consultoria Agrifatto, Yago Travagini Ferreira, em comentário publicado no perfil da consultoria no Instagram.
Ele disse que os chineses estariam buscando forçar a queda nos preços da carne bovina brasileira, o que também impactaria o preço do boi gordo.
A Marfrig não quis comentar sobre o tema. A JBS não respondeu à solicitação por comentários.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil