DESTAQUES DO DIA

Abates de bovinos no RS caem 10% no 1º tri

Os abates de bovinos no Rio Grande do Sul somaram 419,86 mil cabeças no primeiro trimestre, uma queda de 10% em relação ao mesmo trimestre de 2021, segundo dados do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na segunda-feira (25).

A produção total de carne estimada por meio dos abates no Rio Grande do Sul no primeiro trimestre é de 9,93 mil toneladas, queda de 6% ante o mesmo período do ano passado.

“A retenção de fêmeas, a forte seca local, os custos altos dos grãos e rações para engorda, e a diminuição de rebanho nos anos anteriores, explicam este comportamento pelo lado da oferta e a queda no consumo interno pelo lado da demanda”, disse o Nespro na Carta Conjuntural.

Houve queda de 40,2% no abate de fêmeas no período, considerada “muito significativa” pelo Nespro, para 168,9 mil cabeças. Os abates de machos com mais de 36 meses de idade caíram 19%.

“No primeiro trimestre de 2022, foi observado o menor abate nos últimos quatro anos, com uma queda de 21% em relação ao maior volume alcançado em 2019. A média dos quatro anos foi de 472 mil cabeças”, disse o Nespro.

O início da entressafra no RS, com os históricos aumentos de preços pelo boi gordo, é esperado para o segundo trimestre.

“Contudo, alguns elementos ainda constituem incertezas para um prognóstico mais preciso, devido às áreas que serão ocupadas por cereais de inverno, os efeitos residuais da estiagem, a provável habilitação de uma nova planta frigorífica para exportação à China e o nível de retenção de matrizes que ocorrerá após o diagnóstico de gestação que está ocorrendo neste momento.”

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Abates de bovinos no RS caem 10% no 1º tri

error: Conteúdo protegido!