Desempenho, Visão e Estratégia (DVE) para o fortalecimento dos serviços veterinários oficiais
Médicos-veterinários e Engenheiros Agrônomos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participam até sexta-feira, 11 de março, de seminário-oficina on line ministrado por técnicos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA).
O evento tem como instrumento “Desempenho, Visão e Estratégia (DVE) para Serviços Veterinários Nacionais”, um esforço para contribuir para o fortalecimento dos serviços veterinários oficiais. O instrumento DVE pode ajudar aos países e estados a estabelecer prioridades e facilitar a planificação estratégica, com a finalidade de cumprir com suas obrigações e aproveitar as novas oportunidades. O curso teve início em 7 de março, com a participação de 36 profissionais da Coordenadoria.
O seminário-oficina tem como objetivo apoiar a ações, caracterizar o desempenho, construir uma visão compartilhada e definir estratégias de modernização e fortalecimento de seus serviços, mediante a ferramenta apresentada. Como objetivo específico, transferir a metodologia do instrumento DVE à equipe técnica da CDA a fim de que os participantes reconheçam a constituição dos componentes fundamentais, competências críticas e seus respectivos níveis de avanço. Está sendo aplicado por solicitação do coordenador Luís Fernando Bianco “devido à importância do uso de estratégias que são essenciais para o desenvolvimento das ações realizadas nas atividades da Defesa Agropecuária em todo o estado de São Paulo. Nas oficinas as análises e estratégias são elaboradas sobre os programas oficiais em execução”, disse Bianco.
A metodologia tem enfoque participativo em todo o processo. Os participantes devem utilizar o instrumento considerando o desempenho do serviço veterinário e os resultados serão processados e visualizados em forma de gráficos, de maneira que se caracterize o seu desempenho. Serão definidas as limitantes prioritárias do processo e analisadas as causas e seus efeitos. A conclusão se dará com a determinação de ações prioritárias, constituídas em uma matriz de planejamento estratégico para melhorar o nível de desempenho do serviço.
As organizações
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) promove a saúde dos animais e a inocuidade dos produtos de origem animal no comércio internacional, mediante a emissão de diretrizes sanitárias harmonizadas para a certificação internacional e métodos de controle de doenças.
O IICA assiste aos países para o fortalecimento de seus serviços veterinários para que estes sejam mais eficientes, para que os produtos possam competir com sucesso, nos mercados nacionais e internacionais, e também contribuir para proteger a saúde dos consumidores.
As duas organizações compartilham o interesse em apoiar aos países no cumprimento efetivo do Acordo sobre a Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (MSF) da Organização Mundial do Comércio (OMC) e das normas, diretrizes e recomendações da OIE.
Por Teresa Paranhos
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo