Copacol investiu R$ 120 mi na nova unidade que tem capacidade de produção média de 300 mil leitões/ano (Divulgação Copacol)
A Copacol inaugurou na sexta-feira (11) uma nova unidade de produção de suínos desmamados em Jesuítas (PR), com capacidade de terminação de 300 mil leitões por ano.
A cooperativa investiu R$ 120 milhões na unidade, que permitirá à Copacol elevar sua capacidade produtiva em 76% para 625 mil cabeças de suínos por ano.
“Vamos atender 18% da produção da Central Frimesa no plano de expansão. Com isso, temos mais chances de diversificação nas propriedades, gerando qualidade de vida e rentabilidade no campo”, disse o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, em nota divulgada na sexta-feira.
A unidade produtora de suínos desmamados tem dez galpões climatizados com área total de 58,7 mil m². Os galpões contam com alimentadores automáticos, estruturas de maternidade com regulagem conforme o tamanho do suíno, embarcadouros movimentados por sistema hidráulico e sistema de lavagem pressurizada com água quente para higienização completa e desinfecção das maternidades.
A cooperativa também instalou dois geradores a biogás e dois a diesel na unidade. No sistema de tratamento, foram instalados biodigestores e lagoas para retenção de dejetos.
A nova unidade produtiva é um dos investimentos em frigoríficos e unidades produtoras de proteína animal no Paraná que deverão colaborar para aumentar entre 60% e 70% a capacidade de produção da suinocultura do estado nos próximos cinco anos, segundo o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
“Esse é um investimento qualificado, moderno e provavelmente será muito eficiente pelo desenho técnico que tem, contribuindo muito para agregação de renda”, disse Ortigara em nota divulgada pela Agência Estadual de Notícias do Paraná.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil