A Lar Cooperativa planeja reduzir a produção de aves e suínos em momento de altos custos de grãos e grande oferta no mercado, disse o presidente da cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues.
“Todos sabemos que a produção de suínos e frangos aumentou muito no Brasil em plena pandemia, nos últimos dois anos, e agora, com a escassez de grãos, com o preço muito alto dos grãos, o custo aumentou muito e há uma oferta muito grande de carnes”, disse Rodrigues em podcast da Lar Cooperativa divulgado na quinta-feira (17).
“Portanto, o setor não está com bons preços e não está cobrindo os custos.”
O executivo disse que a Lar buscará melhorar os preços de venda de seus produtos, elevar exportações e reduzir “um pouco” a produção de carne suína e de frango para evitar perdas.
“Nós vamos, sim, ter que reduzir um pouco a produção, mas primeiro a Lar não vai aumentar a produção que estava prevista aumentar, com o abate acima de 1,1 milhão de frangos por dia a partir de abril”, disse Rodrigues.
Atualmente, a Lar está abatendo 905 mil frangos por dia.
O presidente da cooperativa disse que os ajustes de produção também são necessários diante dos elevados custos de frete e embalagens.
A Lar é a terceira maior cooperativa do Paraná, com atuação no segmento de abates de suínos e frangos, entre outros setores.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil