A ação foi realizada em casas de carne e supermercados no município de Itaporanga
Na última quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022, o médico-veterinário Bruno César Ribeiro, Assistente Agropecuário e Diretor Substituto do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Avaré, forneceu apoio à equipe da Vigilância Sanitária Municipal de Itaporanga para inspeção de casas de carnes localizadas em açougues e supermercados daquele município.
Esta ação foi um desdobramento de outra ação realizada naquele município em 2020, pelo EDA de Avaré, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Vigilância Sanitária Municipal e a Vigilância Sanitária Estadual. Naquela ocasião, a equipe da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, comandada pelo diretor do EDA Avaré, César Moura, juntamente com técnicos dos outros órgãos, flagrou uma situação de abate clandestino na zona rural e, em sequência, houve a apreensão de 2.000 kg de carne sem procedência e sem inspeção sanitária em açougues e supermercados da zona urbana.
Diferentemente do ocorrido em 2020, na ação recém-executada não houve apreensão de produtos clandestinos e nem lavratura de qualquer auto de infração pela Defesa Agropecuária, pois não foram detectadas irregularidades. A mudança detectada na realidade de açougues e supermercados de Itaporanga reflete os principais objetivos da ação do corpo técnico da Coordenadoria de Defesa Agropecuária: defender a saúde pública e promover a oferta de alimentos seguros à população.
Em decorrência das ações de fiscalização e de outras ações com caráter de educação sanitária, realizadas pela Defesa Agropecuária, os consumidores de Itaporanga agora dispõem de produtos mais seguros para saúde ofertados em locais, açougues e supermercados, em melhores condições de higiene.
A Defesa Agropecuária também zela pela saúde do consumidor!
Por Teresa Paranhos
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo