Serviço Florestal inicia implantação da Análise Dinamizada do CAR no Rio de Janeiro

O AnalisaCAR permite que a análise dos cadastros seja feita por lotes, o que dá celeridade e eficiência para a tarefa

OServiço Florestal Brasileiro (SFB) realizou nesta semana atividades de implantação do sistema de Análise Dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (AnalisaCAR) no Rio de Janeiro. A implantação assistida no estado está sendo feita com técnicos do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea-RJ), lotados na sede do órgão e nas superintendências regionais. 

O Rio de Janeiro é a quinta unidade da federação a receber a implantação assistida do Módulo de Análise Dinamizada do Cadastro Ambiental Rural, que já foi realizada no Amapá, Paraná, Distrito Federal e Amazonas. Até o final do ano também estão previstas implantações nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

O AnalisaCAR, lançado em maio, permite que a análise dos cadastros inscritos na base do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) seja feita por lotes, o que dá celeridade e eficiência para a tarefa que até então estava sendo realizada de forma individualizada pelas equipes dos órgãos competentes. No Rio de Janeiro, o município de São Fidelis, no Norte do estado, foi definido como área piloto para o processamento dos primeiros lotes de cadastros por meio do módulo da Análise Dinamizada. 

O AnalisaCAR foi lançado pelo Serviço Florestal Brasileiro em maio deste ano. O processo de implantação assistida da Análise Dinamizada envolve uma série de atividades junto aos estados, como capacitação sobre o uso da ferramenta e legislação aplicada, exercícios no ambiente de testes e no ambiente de produção, estudos específicos sobre a realidade de informações ambientais do estado e treinamento no ambiente de simulação da Análise Dinamizada.

Além da ferramenta tecnológica, a implantação da análise dinamizada depende da comunicação com os proprietários e possuidores inscritos no CAR, que devem acompanhar, retificar, quando for o caso, e aprovar ou não a análise de seus cadastros. Nos próximos dias, será realizada no Rio de Janeiro uma oficina de planejamento de comunicação para auxiliar o estado a elaborar um plano de ação para a mobilização dos proprietários e possuidores rurais e para acompanhar o processo de análise dinamizada, além de um estudo com áreas pilotos.

Fonte: MAPA

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Serviço Florestal inicia implantação da Análise Dinamizada do CAR no Rio de Janeiro

error: Conteúdo protegido!