Lançamento do Melhor Caminho vira palanque político para Dória

Os secretários Itamar Borges e Marco Vinholi, o prefeito Edinho Araújo e o governador João Dória na assinatura do convênio do programa Melhor Caminho

Sem apresentar detalhes do programa de melhorias de estradas rurais, cerimônia com mais de 200 prefeitos foi marcada por discursos enaltecendo a atuação do governador

Harlen Felix

Especial para o JORNAL CAMPO ABERTO

                O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), lançou, em São José do Rio Preto, na manhã desta quinta-feira, 14, uma nova etapa do programa Melhor Caminho – Recuperação de Estradas Rurais, que promove melhorias em estradas da zona rural do Estado visando facilitar o escoamento da produção agrícola e promover mais qualidade de vida para quem mora no campo. Com uma plateia de mais de 400 pessoas, entre elas prefeitos e prefeitas de cerca der 200 municípios paulistas, o lançamento do Melhor Caminho, realizado no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”, não trouxe detalhes sobre a nova etapa do programa, configurando-se em um palanque político para uma possível candidatura de Dória à Presidência em 2022.

                Segundo foi anunciado nos discursos do governador e dos secretários estaduais Itamar Borges (Agricultura e Abastecimento) e Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), o programa Melhor Caminho promoverá, até o próximo ano, melhorias em 5 mil quilômetros de estradas rurais, envolvendo cerca de 600 cidades de São Paulo. O investimento é da ordem de R$ 420 milhões, com previsão de geração de 2 mil vagas de emprego.

                Em sua fala, o secretário de Agricultura destacou que a nova etapa do Melhor Caminho supera a média anual de benfeitorias promovidas em estradas rurais paulistas por meio do programa, que existe desde 1997. “A média anual era de 500 quilômetros por ano, e, agora, estamos fazendo em apenas um ano dez vezes mais que isso. São 5 mil quilômetros de estradas rurais que receberão melhorias em todo o Estado”, disse.

                Além do Melhor Caminho, o governador também anunciou melhorias em 32 mil quilômetros de estradas vicinais, para obras como a construção de alças de acesso, pontes, pavimentação e reformas, e ainda a implementação da Patrulha Rural, com 250 viaturas para realizar rondas para evitar furtos e roubos no campo. 

                No entanto, o discurso político falou mais alto no lançamento da nova etapa do Melhor Caminho, com falas de deputados enaltecendo a atuação de Dória no enfrentamento da pandemia da Covid-19, criticando o atual governo federal e colocando o tucano como nome forte para a disputa presidencial de 2022. Isso ficou nítido no discurso do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS) e de outros que fizeram o uso da tribuna, como o presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari (PSDB), e os deputados Márcio da Farmácia (Podemos) e Geninho Zuliani (DEM).

                Representando os prefeitos e prefeitas presentes, Edinho Araújo (MDB) fez a assinatura do convênio do Melhor Caminho para Rio Preto, e também enaltecendo a atuação de Dória no enfrentamento da pandemia em seu discurso. No entanto, ainda não há detalhes sobre os municípios da região que serão beneficiados nesta nova etapa do programa e as obras que serão realizadas. 

Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Lançamento do Melhor Caminho vira palanque político para Dória

error: Conteúdo protegido!