Durante a visita, Itamar Borges conversou com produtores, pesquisadores e autoridades da região
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Itamar Borges, e o secretário-executivo, Francisco Matturro, visitaram o Polo Regional Leste Paulista, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA, da Secretaria de Agricultura, nesta sexta-feira, dia 8. O secretário e o secretário-executivo foram recepcionados no local pelo diretor da APTA Regional, Daniel Gomes, e pela diretora do Polo, Célia Maria Doria Frasca Scorvo.
O Polo Regional, de Monte Alegre do Sul, realiza pesquisas com feijão, café, batata, mandioca, quiabo, macaúba e plantas alimentícias não convencionais, como mangarito e tupinambo, além de pesquisas em sanidade animal e vegetal, e mantém banco de germoplasma e serviço meteorológico. Também promove o concurso regional de café e treinamento da prova de qualidade do café.
Na ocasião, Itamar ouviu as demandas dos presentes e enfatizou a importância da pesquisa para o desenvolvimento da agricultura e a relevância dos Polos de pesquisas da Apta.
“O agro de São Paulo, e até do Brasil, é o que é, chegou onde chegou e está onde está, graças a pesquisa, a ciência e a inovação. Por isso, quando assumimos a SAA fizemos questão de ouvir todos que têm relação direta com o Agro, recebendo sugestões para construir o nosso plano de ação”, falou Borges.
O secretário também ressaltou o investimento inédito em pesquisas no Estado. “Conseguimos esse ano, de forma inédita, o maior investimento em pesquisa da história de São Paulo com recursos do Tesouro. São 52 milhões de reais em investimentos, fora os demais recursos que estão fazendo a diferença”.
Na Unidade, trabalham 5 pesquisadores científicos e 6 servidores de apoio. As atividades de pesquisas do Polo contam com a integração com outros Institutos de Pesquisa da APTA, além de parceria com Embrapa, sindicatos e associações rurais regionais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Casas de Agricultura e Prefeituras Municipais da região de abrangência do Polo.
A APTA Regional compreende um total de 11 Polos de Pesquisa e 18 fazendas experimentais, estrategicamente posicionadas por todo Estado, visando a regionalização da pesquisa e promoção das potencialidades do agro de cada região.
Participaram da reunião a vice-prefeita de Monte Alegre do Sul, Maria Élida Aparecida de Godoy Panegassi; o prefeito de Lindóia, Luciano Lopes; o prefeito de Amparo, Carlos Alberto; os vereadores de Monte Alegre do Sul, Marcos Caloi e Giovani José de Souza; lideranças da cidade de Socorro e Bragança Paulista, além do corpo técnico da Fazenda Experimental Polo Leste Paulista; técnicos da CATI da EDR Bragança; pesquisadores do IAC, produtores e empresários da região, e sindicatos rurais locais.
Por Assessoria de Comunicação
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo