Programa municipal participará de publicação técnica sobre produção, disponibilidade, acesso e consumo de frutas, legumes e verduras
O Programa Alimenta Rio Preto, política pública de segurança alimentar e nutricional executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, é o 6º colocado no Laboratório de Inovação: incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras (Laboratório de Inovação FLV). Trata-se de um importante reconhecimento nacional, uma vez que foi promovido pelo Ministério da Saúde em cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) Brasil e parceiros.
“É mais uma importante conquista para São José do Rio Preto, mostrando que o programa que implantamos é referência e exemplo, sendo reconhecido pelo governo do Estado de São Paulo e agora também pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde.”, comemorou o prefeito Edinho Araújo.
Ao todo, foram inscritas 87 iniciativas no edital que avaliou sistemas alimentares justos e sustentáveis – inclusive diante da pandemia de covid-19.
Rio Preto participou no Eixo 1: Produção, Armazenamento, Distribuição, Processamento e Comercialização de Frutas, Legumes e Verduras, no qual foram classificadas 18 experiências concorrentes. Outras 41 experiência foram habilitadas no “Eixo 2: Consumo de Frutas, Legumes e Verduras, Promoção e Proteção de Ambientes Alimentares Saudáveis”.
“Estamos muito honrados com o resultado que faz do nosso programa uma referência entre iniciativas inovadoras de produção, acesso e consumo de hortifrútis. Na prática, isso significa que estamos no caminho certo em garantir alimentação em quantidade e qualidade para todos, especialmente para quem mais precisa”, destacou o secretário de Agricultura Pedro Pezzuto.
Graças ao resultado alcançado, o Alimenta Rio Preto receberá certificado de reconhecimento e integrará publicação técnica a respeito do tema.
O Laboratório de Inovação FLV integra a agenda de trabalho do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras, instituído pela ONU. É uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Promoção da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Centro de Excelência Contra a Fome (WFP).
O resultado completo pode ser acessado pelo link: https://apsredes.org/laboratorio-de-inovacao-incentivo-a-producao-ao-consumo-e-ao-abastecimento-de-frutas-legumes-e-verduras/.
Prêmio Josué de Castro
Recentemente, em 20 de outubro o Alimenta Rio Preto também alcançou reconhecimento estadual entre programas de combate à fome e desnutrição, tendo ficado entre os dez primeiros colocados do Prêmio Josué de Castro, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Programa Alimenta Rio Preto
Desde 2018, um dos principais feitos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é o Programa Alimenta Rio Preto, que articula as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, com projetos permanentes e integrados nos setores de: produção, abastecimento nutricional, alimentação escolar, sustentabilidade e apoio ao produtor. Ele contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODSs, da ONU, dos quais Rio Preto é signatário.
Por Marcella Moreira
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de São José do Rio Preto