O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) lançou na quarta-feira (01) um programa de incentivo ao plantio de cereais de inverno, disse o presidente da entidade Irineo da Costa Rodrigues, durante o programa de rádio semanal da Lar Cooperativa, da qual também é presidente.
A iniciativa, lançada em conjunto com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Ocepar e Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), visa incentivar o plantio de outros cereais de inverno em áreas ociosas, que possam ser usados na ração animal, como triticale, aveia, trigo, cevada e sorgo.
“Qual o objetivo? É termos, no ano que vem, uma oferta maior de grãos para tirar um pouco do consumo do milho para outras atividades que podem ter outros grãos na composição da ração”, disse Costa Rodrigues.
A redução na oferta de milho nas últimas safras elevou preços da ração a níveis recordes, impactando nos custos de produção do setor de proteína animal brasileiro.
Costa Rodrigues disse que o sorgo e o triticale também podem ser usados nas rações de frangos e suínos.
A iniciativa institui um Comitê Técnico-Científico para finalizar o projeto técnico, que será a base para o programa voltado ao fomento, capacitação, assistência técnica e, principalmente, organização para a comercialização da produção.
Esse comitê, formado por representantes técnicos de várias entidades públicas e privadas, irá definir espécies a serem fomentadas e as regiões mais apropriadas. O grupo também irá avaliar a disponibilidade de insumos, apresentar mapa com áreas aptas aos cultivos de cada espécie e a disponibilidade de consumidores finais, e indicar instrumentos que estabeleçam garantias para produtores e consumidores envolvidos.
O programa ainda deverá prever formas de conectar agricultores e indústrias consumidoras, estabelecendo bases para o crescimento sustentável da área cultivada com cereais de inverno no Paraná.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil