A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) inaugurou ontem, dia 21, o seu Conselho do Agronegócio, em evento que teve palestra do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz 2021, e que contou com a presença do secretário de Agricultura de São Paulo, Itamar Borges, e do secretário-executivo da pasta Francisco Matturro.
Recepcionados pelo presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP e da ACSP, Alfredo Cotait Neto, e pelo Coordenador do Conselho do Agronegócio da ACSP, Cesário Ramalho, o ex-ministro e presidente executivo da Associação Brasileira dos produtores de Milho – Abramilho, Alysson Paolinelli fez uma apresentação com o tema: “O futuro do Agronegócio”.
Em sua fala, Paolinelli relembrou o desafio, nos anos 70, para em 5 anos o Brasil deixar de depender das importações de alimentos básicos de outros países e como isso impulsionou a produção nacional de alimento para 3 milhões de hectares de Cerrado.
O indicado ao Nobel da Paz 2021 também ressaltou os esforços da Secretaria de Agricultura de SP para valorizar os Institutos da Pasta, com o investimento de R$52 milhões em pesquisa e infraestrutura, assim como citou as iniciativas desenvolvidas em apoio da Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF).
Itamar Borges, elogiou a escolha de Cesário Ramalho para coordenar o Conselho do Agronegócio da ACSP, e Paolinelli como homenageado pela Associação e indicado ao Nobel da Paz. Antes de assumir a Secretaria de Agricultura, Itamar disse que procurou diversas lideranças do Agro, e o ex-ministro foi uma das principais figuras.
“Em pouco mais de 100 dias à frente da Secretaria realizamos o maior investimento com recursos do tesouro para pesquisa do Estado de São Paulo, de 52 milhões de reais. Vamos promover o Melhor Caminho para recuperação em estradas rurais, lançamos o programa Segurança no Campo, e disponibilizamos R$ 215 milhões para linhas de crédito e seguro rural, entre outras ações”.
A palestra contou com a presença online de diversas lideranças, entre elas, do deputado federal Arnaldo Jardim, e de forma presencial da presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Tereza Cristina Vendramini, da esposa do ex-ministro Paolinelli, Marisa de Sena Gonzaga; do filho do ex-ministro, Alexandre Paolinelli; do diretor da Abramilho, Otávio Canesin; do diretor da Abramilho e vice-presidente da SRB, Sergio Bertolozzo; dos vice-presidentes da ACSP, Carlos Monteiro, João Bico de Souza, Roberto Ordine, Ramy Moscovic e Luiz Roberto Gonçalves; do diretor da Abramilho e presidente da Maizall, Paulo Bertolini; do presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa; do presidente da Bunkyo Rural, Nelson Kamitsuji; da secretária-executiva da Abramilho, Maria Eustáquia Liotto; e do Superintendente da ACSP, José Eduardo Nicolau.
Por Assessoria de Comunicação
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo