DESTAQUES DO DIA

SFB inicia implantação da Análise Dinamizada do CAR no Distrito Federal

A ferramenta permite que os estados avancem na qualificação da base de dados do CAR de forma mais célere

OServiço Florestal Brasileiro (SFB) realiza nesta semana atividades de implantação do sistema de Análise Dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (AnalisaCAR) no Distrito Federal. A implantação assistida está sendo feita com os técnicos do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que é o órgão responsável pela análise dos cadastros do Distrito Federal.

O AnalisaCAR, lançado em maio, permite que a análise dos cadastros inscritos na base do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) seja feita por lotes, o que dá celeridade e eficiência para a tarefa que até então estava sendo realizada de forma individualizada pelas equipes dos órgãos ambientais estaduais. Amapá e Paraná são os primeiros estados a aderirem ao novo sistema de análise dinamizada e 13 estados também já realizaram capacitação com os técnicos.

A partir dessa quarta-feira (25), já será possível o processamento dos primeiros lotes no Distrito Federal com uso da ferramenta da Análise Dinamizada. Na próxima semana será realizada uma oficina de comunicação e mobilização para a elaboração de um plano de ação para divulgar a Análise Dinamizada para os proprietários e possuidores inscritos no CAR.

O processo de implantação assistida da Análise Dinamizada envolve uma série de atividades junto aos estados, como capacitação sobre o uso da ferramenta e legislação aplicada, exercícios no ambiente de testes e no ambiente de produção, estudos específicos sobre a realidade de informações ambientais do estado e treinamento no ambiente de simulação da Análise Dinamizada.

“A Análise Dinamizada é mais uma ferramenta que colocamos à disposição dos estados para que possam avançar na qualificação da base de dados do CAR de forma mais célere possível. A implantação efetiva do Código Florestal é um grande desafio que estamos empenhados em alcançar”, explica o diretor de Regularização Ambiental do SFB, João Adrien.

O AnalisaCAR foi desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro, em parceria com a Universidade Federal de Lavras e em conjunto com os estados. No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), há uma equipe do programa Startup gov.br, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, atuando para acelerar a digitalização e usar sua expertise para entregar serviços mais fáceis e ágeis para o cidadão.

“A transformação digital que o governo federal está fazendo por meio do gov.br facilita e agiliza a prestação de serviços públicos aos cidadãos e gera soluções inovadoras que estão alavancando o desenvolvimento do país”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade. “O programa de aceleração Startup gov.br é uma revolução no setor público. Através dessa iniciativa, aplicamos o conhecimento de equipes multidisciplinares nos projetos digitais de grande impacto, como o CAR. É uma nova forma de pensar e agir para alcançar resultados que realmente importam”, complementa o secretário.

Fonte: MAPA

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

SFB inicia implantação da Análise Dinamizada do CAR no Distrito Federal

error: Conteúdo protegido!