Nesta segunda-feira, dia 02, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, participou do painel de abertura do 14º Congresso Nacional da Bioenergia da UDOP (União Nacional da Bioenergia). O painel foi iniciado pelo Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e contou com as participações do Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético, Arnaldo Jardim; do Diretor Executivo da APLA, Flávio Castellari; da Coordenadora Geral de Implementação e Fiscalização de Regimes Automotivos do Ministério da Economia, Margarete Maria Gandini; do Diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes; e teve moderação feita pelo presidente da UDOP, Amaury Pekelman.
O painel teve como apresentação o tema “Combustível do futuro – Qual a melhor rota para o Brasil?”, por Pietro Mentes que, em sua exposição, falou sobre o contexto de transição energética nacional, sobre os aspectos gerais da matriz energética brasileira, sobre o RenovaBio, o Combustível do Futuro, sobre o diálogo com a ONU quanto à energia e a cooperação internacional em relação aos biocombustíveis.
Durante o debate os participantes parabenizaram o secretário de Agricultura pela recriação da Câmara Setorial do Açúcar, Álcool e Bioenergia, presidida por Pekelman. O deputado Arnaldo Jardim ainda destacou a convocação de Marcos Landell, diretor do Centro de Cana do IAC (Instituto Agronômico), para coordenar toda a pesquisa desenvolvida pelo Instituto.
Nessa linha, o secretário de Agricultura lembrou que, na semana anterior, foi feito pelo Governo de São Paulo o maior investimento em pesquisas para o agro, com R$52 milhões investidos nos Institutos da Secretaria, sendo que parte desses recursos serão destinados ao Centro de Cana para potencializar a produção por hectare pelo desenvolvimento de novos cultivares.
“Debates como esse possibilitam que eu leve ao governador Joao Doria e ao vice-governador Rodrigo Garcia propostas e ideias para o setor sucroenergético”, disse Borges, ao lembrar que o Governo Estadual estará presente na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), em novembro na Escócia, e também na Expo Dubai (2021/2022).
Na ocasião, Mário Campos, Presidente da Siamig, tomou posse da presidência do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), substituindo André Rocha, presidente do Sifaeg de Goiás – ambos também participaram do debate. O FNS contempla representações estaduais de 15 estados produtores de cana, açúcar, etanol e bioeletricidade.
Por Assessoria de Comunicação
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo