A Marfrig deverá pagar uma multa de R$ 100 mil após uma vistoria de oficiais da Justiça do Trabalho ter verificado o descumprimento de medidas contra a covid-19 na planta em Ji-Paraná (RO), depois de ter sido barrada na entrada da unidade, segundo o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª Região.
A unidade tinha sido interditada na sexta-feira (16) por decisão da 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná, mas a interdição foi suspensa após audiência com representantes da empresa, do Ministério Público do Trabalho e do sindicato dos trabalhadores, presidida pelo juiz Carlos Antônio Chagas Jr. na manhã de segunda-feira (19).
A decisão inicial que definiu a interdição e multa ocorreu após denúncia apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de Rondônia (Sintra-Intra/RO) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre o descumprimento de medidas sanitárias.
Após a denúncia, a entrada de oficiais do Trabalho para vistoriar a empresa teria sido dificultada, com exigência de relatórios e exames contra a covid-19, o que atrasou a inspeção e motivou a definição da multa pelo juiz. Após a entrada na planta, a vistoria verificou descumprimento de medidas de distanciamento social.
A Marfrig não quis comentar sobre a decisão.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil