As exportações de carne de frango e aves congeladas pelo Porto de Paranaguá, no Paraná, somaram 875,87 mil toneladas de janeiro a junho, alta de 2% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, informou a empresa Portos do Paraná na segunda-feira (26).
O frango é o produto mais exportado em contêineres pelo Porto de Paranaguá, representando 33% de tudo o que é embarcado no porto.
“Cerca de 80% da carne de ave congelada que saiu por Paranaguá, no primeiro semestre, são produção paranaense. Os outros 20% se dividiram entre produtos de Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Espírito Santo”, disse a Portos do Paraná em comunicado.
O principal destino da carne de frango exportada pelo Porto de Paranaguá foi a China. Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes, África do Sul e outros mais de cem países também receberam carne de frango que saiu do terminal paranaense.
O Porto de Paranaguá, por meio da empresa TCP, opera o maior corredor de exportação de aves congeladas no mundo, segundo a Portos do Paraná, sendo que a infraestrutura de um pátio com 3.624 tomadas para conexão dos contêineres refrigerados, com monitoramento 24 horas, permite que o porto realize essas exportações.
No setor de proteína animal, a carne bovina representou 3% do total da carga exportada pelo Porto de Paranaguá no primeiro semestre, totalizando 80,74 mil toneladas, e a carne suína foi responsável por 2% do total, com 56,44 mil toneladas.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil