Centro Avançado de Pesquisa Marinho do Instituto de Pesca recebe equipe da Secretaria de Agricultura

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Itamar Borges, e o secretário-executivo, Francisco Matturro, visitaram o Centro Avançado de Pesquisa Marinho do Instituto de Pesca, acompanhados pelo coordenador da APTA, Sergio Tutui, pela diretora do IP, Cristiane Neiva, e pela diretora de Centro, Thais Moron.

O Centro, localizado em Santos, tem como atribuição gerar, adaptar e transferir conhecimento científico e tecnológico para agronegócio do pescado marinho, visando o desenvolvimento socioeconômico e ambientalmente sustentável nas áreas de pesca, maricultura, tecnologia, qualidade e sanidade do pescado.

“O objetivo aqui é me colocar à disposição de vocês. O nosso propósito é apoiar, dar condições, ouvir, dialogar e tentar transformar em realidade as demandas internas e externas. Um dos exemplos é os R$ 52 milhões liberados nesta semana pelo governador, João Doria, e vice-governador, Rodrigo Garcia. Quanto mais darmos condições para nossos pesquisadores para acelerar os resultados, melhor será para todo o Estado”, afirmou Borges.

“Tenho muito orgulho de estar servindo a Secretaria, meu Estado e meu País. É assim que vejo nosso time em todas as unidades que visitamos. Estamos servindo”, disse Matturro.

“É importante destacar que toda vez que uma pessoa de SP coloca um pescado na boca, tem o Instituto de Pesca. Se você come atum, sardinha, mexilhão, polvo ou tilápia, tem Instituto de Pesca”, destacou Tutui, que é pesquisador do Instituto.

A equipe conheceu a Unidade Laboratorial de Referência em Controle Estatístico da Produção Pesqueira Marinha, responsável por coordenar o Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira Marinha de SP, que abriga o maior acervo de dados pesqueiros no Brasil, com registros desde 1958.

O grupo também passou pela Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado, que atua na promoção do consumo desse alimento, desenvolvendo papel importante para a qualidade do pescado e de produtos e processos com vistas a segurança alimentar e nutricional.

O Laboratório de Multiusuários também foi visitado e contou com uma exposição de atividades dos projetos realizados e atividades laboratoriais.

A visita foi finalizada no Museu de Pesca, uma das principais atrações turísticas da cidade de Santos e que tem a missão de divulgar as ações de Pesquisa do IP e destacar a importância da preservação do ambiente e da vida aquática.

Estiveram presentes também Hemerson Calgaro, diretor da EDR; Milton Gonçalves, diretor da Agem, Ciaglia, diretor do Sindicato dos Armadores de Pesca; Roberto Imai, diretor do Compesca/Fiesp; Jorge da Silva, diretor do SINPESCATRAESP; Orlando Melo de Castro, assessor da SAA.

Por Assessoria de Comunicação

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Centro Avançado de Pesquisa Marinho do Instituto de Pesca recebe equipe da Secretaria de Agricultura

error: Conteúdo protegido!