Sessão virtual da Câmara de São Paulo homenageia o Cooperativismo

O Dia Internacional do Cooperativismo acontece no próximo sábado, dia 3. Na cidade de São Paulo, de acordo com o calendário municipal, na semana em que recai o primeiro sábado de julho acontece a Semana C, a Semana Municipal do Cooperativismo.

Dessa forma, por iniciativa da vereadora Sandra Santana, ocorreu hoje, 28, uma sessão virtual da Câmara Municipal de São Paulo em homenagem a esta data que destaca a importância do cooperativismo para a sociedade.

O evento contou com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges; do secretário Executivo da Secretaria, Francisco Mattutto; da secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da cidade de São Paulo, Aline Cardoso; do deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar de Cooperativismo, Barros Munhoz; e do presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Edivaldo del Grande.

Segundo o secretário de agricultura Itamar Borges, que esteve como membro da frente parlamentar do cooperativismo (FRENCOOP) e da comissão de atividades econômicas da ALESP enquanto deputado estadual, o trabalho para desenvolver as cooperativas é de extrema importância para o fortalecimento de pequenos produtores rurais, gerando renda no campo para uma melhor qualidade de vida para as famílias cooperativistas.

Além de apontar uma maior participação do cooperativismo na economia, Itamar Borges destacou o setor como crucial para a retomada do crescimento pós-pandemia.

Cooperativismo e Associativismo

O Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, acompanha e orienta coletivos formados por empreendedores rurais de pequeno porte desde 1933.

O acerto do ICA está disponível na internet (https://www.codeagro.agricultura.sp.gov.br/ica/publicacoes#inicio-ica-pub). Trata-se de um conjunto de 51 publicações entre as quais estão o Mapa da Agricultura Familiar e o Guia do Associativismo Rural, ambos publicados em março de 2018; o Projeto de Desenvolvimento Integrado de Cooperativismo de São Paulo (PDICOOP); os Procedimentos Administrativos de Cooperativas; o Modelo de Estatuto de Cooperativas de Produtores(as) Rurais, e mais dezenas de guias, manuais e outros documentos que ajudaram na organização do trabalho rural, e continuarão ajudando, além de contribuir para contar a história do associativismo no estado.

Por Assessoria de Comunicação

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Sessão virtual da Câmara de São Paulo homenageia o Cooperativismo

error: Conteúdo protegido!