O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário-executivo Francisco Matturro, receberam na quarta-feira, 16, o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), Orivaldo Brunini e o diretor administrativo, Renato Ferraz de Arruda, que colocaram à disposição para continuar apoiando os trabalhos da Pasta. A Fundag tem como missão promover e implementar a inovação e a sustentabilidade do agronegócio, através de gestão de projetos de ensino, extensão e pesquisa.
“Estamos percorrendo o Estado de São Paulo e percebemos que nos laboratórios onde vocês estão presentes, como o Centro Avançado de Pesquisa em Bovinos de Corte do Instituto de Zootecnia, em Sertãozinho; Centro Avançado de Pesquisa Avícola do Instituto Biológico, em Descalvado; Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do Instituto Agronômico, em Cordeirópolis, as coisas estão funcionando muito bem. A Fundag tem nos trazido a solução para muitas questões. Agradeço esse apoio e queremos avançar ainda mais na parceria”, afirmou o secretário.
“Temos o prazer em trabalhar junto com a Secretaria, trazendo mecanismos e ações para desenvolver o programa do agronegócio no Estado de São Paulo, baseado nas legislações existentes. Essa aproximação entre as fundações e a Secretaria promove o avanço do setor, com a integração de recursos públicos e privados e as instituições de apoio. Ninguém faz nada sozinho”, afirmou Orivaldo Brunini. Atualmente, 111 pesquisadores atuam na Secretaria com apoio da Fundação.
Entre as ações empreendidas por meio da Fundag estão a Rede Data Clima, realizada por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) − com apoio da Fundação e suporte de organismos como o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), Ciiagro, Infoseca e Siaseca – com a função de dar as melhores opções e maneiras de mitigar os efeitos dos extremos climáticos e da vulnerabilidade da agricultura e ambiente às adversidades meteorológicas. Os dados metereológicos da Rede estão à disposição online com atualização a cada 20 minutos.
Na Estação de florescimento, área adquirida pela Fundag em Uruçuca, no Sul da Bahia, são realizadas pesquisas com Melhoramento de Cana pelo Instituto Agronômico (IAC). Na Estação, as equipes de técnicos e pesquisadores planejam as combinações que irão gerar as sementes, utilizando as flores da cana. No local, o Programa Cana IAC preserva 21 coleções de trabalho, com 1.149 parentais destinados a atender o projeto de melhoramento genético da instituição, com materiais geneticamente diversos, que possibilitam cruzamentos com alta variabilidade. “A Fundação tem recursos que estão à disposição da Secretaria”, afirmou Brunini.
Também participaram da reunião o assessor técnico de Gabinete, Orlando Mello de Castro e o coordenador da APTA, Sergio Tutui.
Por Paloma Minke
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo