DESTAQUES DO DIA

Na Fazenda Santa Elisa do IAC-APTA, Secretário de Agricultura conhece a Usina Verde de Compostagem e centros de pesquisa do instituto

Seguindo com as atividades em Campinas, no sábado (26), o secretário Itamar Borges e o secretário-executivo Francisco Matturro visitaram a Usina Verde de Compostagem de Campinas.

Instalada dentro da Fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico (IAC-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Usina é responsável por produzir adubo orgânico a partir de resíduos de poda de árvores, restos de frutas e lodo de esgoto e resulta de parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto, que, além de ceder o espaço para as instalações, oferece suporte técnico para análise química e caracterização do composto resultante. Os líderes da Secretaria foram recepcionados pelo diretor-geral do IAC, Marcos Landell. Também estava presente o Prefeito de Campinas, Dário Saadi.

A Usina tem capacidade para fazer a compostagem de 300 toneladas de resíduos por dia. Com essa destinação, é possível reduzir a quantidade de lixo encaminhada aos aterros sanitários da cidade. De acordo com dados da Prefeitura de Campinas, o projeto deverá gerar uma economia de ao menos R$ 1,5 milhão por mês. Há também o ganho ambiental, sendo minimizada a emissão de gases prejudiciais à atmosfera, como o metano.

Segundo a Prefeitura, inicialmente o adubo foi utilizado no Viveiro Municipal, no cultivo de espécies arbóreas e de flores, e no IAC, em experimentos. Posteriormente, a adoção foi ampliada e o composto passou a ser usado pelo Departamento de Parques e Jardins municipal.

Centros experimentais e laboratórios

Ainda na Fazenda Santa Elisa, Itamar Borges e Francisco Matturro conheceram alguns dos Centros experimentais e laboratórios do IAC. O diretor do Centro de Grãos e Fibras, Alisson Chiorato, apresentou um pouco das atividades desenvolvidas no setor. Em seguida, os gestores foram levados ao Centro de Café “Alcides Carvalho”, na companhia do diretor Júlio Mistro.

Um dos mais importantes do mundo, o banco de germoplasma do IAC deu origem à boa parte das principais variedades de café cultivadas em todo planeta.

O secretário de Agricultura teve ainda a oportunidade de conhecer, acompanhado da pesquisadora Roberta Uzzo, o Quarentenário da Instituição, que cumpre um importante papel na proteção da agricultura brasileira contra pragas e doenças.

Outras pesquisas foram apresentadas no Centro de Ecofisiologia e Biofísica, pela pesquisadora Silvia Valentini, e no Laboratório de Agricultura Urbana, a cargo do pesquisador Luiz Felipe Purquerio.

Estavam presentes nas atividades o assessor técnico do gabinete, Orlando Castro, a diretora do centro de Comunicação do IAC, Lúcia Helena de Castro, os pesquisadores Heitor Cantarella e Regina Pires, e outros servidores do Instituto.

Por Assessoria de Comunicação

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Na Fazenda Santa Elisa do IAC-APTA, Secretário de Agricultura conhece a Usina Verde de Compostagem e centros de pesquisa do instituto

error: Conteúdo protegido!