A Fitch Ratings elevou a classificação da JBS S.A. na terça-feira (08) para a primeira escala de grau de investimento BBB-, refletindo o forte perfil de negócios, baixa alavancagem, forte liquidez e positiva geração de caixa da companhia, informou a agência de classificação de risco.
A perspectiva para o rating é estável.
O perfil favorável de amortização de dívida da JBS, o histórico de acesso ao mercado internacional e o recente acordo da controladora J&F com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos também foram considerados pela Fitch para elevar o rating da JBS.
A Fitch espera que o endividamento líquido da JBS medido por dívida líquida/Ebitda mantenha-se abaixo de 2x, apoiado nas vendas e crescimento do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) como resultado da performance forte das operações nos EUA, principalmente de carne bovina.
“Os fundamentos da JBS também são apoiados pela forte demanda geral por proteína, notadamente da Ásia, altos preços de carne bovina, a reabertura do segmento de food service e a recuperação geral da economia”, disse a Fitch em relatório.
“Esses fundamentos positivos são em parte atenuados pelos altos custos de ração e gado no Brasil e maiores custos de mão de obra nos EUA. A JBS também deve buscar aquisições complementares com o objetivo de aumentar seu portfólio de produtos de maior valor agregado”, disse a Fitch.
Também na terça-feira (08), a JBS anunciou sua mais recente aquisição: a Rivalea, líder de processamento de carne suína da Austrália, pelo equivalente a US$ 135 milhões.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil