A Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Registro do Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, é uma das poucas do Brasil a desenvolver pesquisas com búfalos.
O Vale do Ribeira se destaca por ter 40% do rebanho de búfalos em São Paulo, com 250 propriedades. A região também abriga seis laticínios e um frigorífico.
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, visitou a Unidade, acompanhado pelo secretário-executivo, Francisco Matturro, e pelo pesquisador e representante da diretoria do IZ, Anibal Eugênio Vercesi Filho.
O diretor da UPD, Nélcio Antonio Tonizza de Carvalho, recebeu o grupo. Acompanhado pelos técnicos da unidade, mostrou os trabalhos inovadores para uso de inseminação artificial em novilhas de búfalas em larga escala, uma biotecnologia que possibilita aumento na velocidade e ganho genético na propriedade.
A Unidade também é uma das poucas instituições do mundo a desenvolver estudos com superovulação de fêmeas bubalinas, tecnologia mais recente em búfalos.
Os trabalhos trazem grandes ganhos em produção, podendo chegar até a 50% da produtividade na primeira cria.
“Em todas as unidades que visito, vejo o trabalho realizado pelos nossos pesquisadores e confirmo como a Secretaria de Agricultura tem uma grande abrangência no Estado”, afirmou.
O secretário também destacou que o projeto Vale do Futuro já disponibilizou 16 equipamentos para a região. ” O momento é muito propício de se falar em pesquisa. Quis o destino que o Butantan trouxesse o orgulho para a população pelos seus trabalhos para desenvolvimento da vacina contra o coronavírus. Os Institutos da Secretaria também têm histórico em trabalhos científicos há muitas décadas. O investimento em ciência e pesquisa é muito importante”, disse.
Borges também ouviu a demanda de produtores e associações para melhorar questões relacionadas ao setor produtivo.
A visita foi acompanhada pelo coordenador Regional do Vale do Futuro, Ezigomar, que representou o Secretário Marcos Vinholi; assessora do Dep. Federal Samuel Moreira, Maria Carmen Amarante Botelho; Prefeito de Registro, Nilton Hirota; secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura e Meio Ambiente, Daniela; presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo, Caio Rossato; presidente da Associação de Búfalo do Vale do Ribeira, Pedro Paulo; proprietário do Laticínio Bianco Latte, Leonardo; proprietário da Levitare, Jorge Naquite; proprietário do Vero Latte, Rafael; proprietário da Laticínio Schineider, David Schineider.
Por Bruno Amato
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo