Olá amigo da seringueira!
Semana de mais quedas no dólar enquanto TSR se mantem na faixa de USD1,60
Na semana a TSR 20 em Singapura teve leve variação negativa terminando o período a USD1,60 o kg do contrato front month.
O dólar por sua vez continua desabando e terminou esta sexta-feira a R$5,03.
Esta combinação está levando a projeção da referência GEB-10 AGO e SET a R9,30, queda de 8,33% frente aos atuais R$10,15 válidos agora para JUN e JUL.
Destaque da semana para o clima morno no mercado internacional, com os estoques chineses em alta o preço da borracha natural parece não embalar.
Sobe um pouquinho, cai o mesmo tanto, além das flutuações de liquidez esse movimento de gangorra é bem característico de commodities onde a China tem grande interesse.
A intervenção Chinesa nos mercados, seja por acumulo de estoques reguladores como fez desde o fim do ano passado, seja no aumento de juros de crédito rápido, o que seca a fonte para os daytraders na bolsa de Xangai, tem que ser levada a sério.
Movimentos similares estão ocorrendo no Cobre e no Minério de Ferro e por trás lá estão nossos colegas chinos.
Responsáveis por 40% do consumo mundial de borracha não tem muito o que fazer, a influência das políticas chinesas é que acabam definindo os ventos do mercado.
Enquanto isso no Brasil o produtor paulista assiste impressionado ao que parece ser o anuncio de uma safra mais curta com seringais já totalmente desfolhados e produtividades aquém das metas.
Seguimos monitorando.
Diogo Esperante
Diretor Executivo da APABOR para o Jornal Campo Aberto
Ouça a coluna abaixo