DESTAQUES DO DIA

Governo argentino suspende exportações de carne bovina por 30 dias

O governo argentino suspendeu as exportações de carne bovina daquele país por 30 dias, medida que afeta os frigoríficos exportadores da Argentina, incluindo as operações da Marfrig Global Foods e da Minerva Foods no país, informaram as empresas.

A suspensão visa combater o aumento de preços de carne bovina no mercado interno.

A Marfrig disse que suas operações na Argentina representaram 3,2% da receita líquida consolidada no primeiro trimestre de 2021. “Assim sendo, o impacto direto desta restrição se limita a 1,3% da receita líquida consolidada, representada pelas exportações argentinas no período”, disse a empresa em comunicado na terça-feira (18).

A Marfrig detém as marcas Paty e Vienissima! na Argentina, que lideram nos mercados de hambúrgueres e salsichas no país, segundo a companhia.

A Minerva Foods disse que suas operações na Argentina, por meio da subsidiária Athena Foods, têm exposição ao mercado internacional, mas também “uma sólida atuação” no mercado doméstico por intermédio da marca Swift, de produtos processados. “Atualmente, nossa operação na Argentina representa aproximadamente 10% da receita consolidada da Minerva Foods”, revelou a empresa.

A Minerva disse que pretende continuar atendendo os clientes internacionais por meio de suas operações no Uruguai, Paraguai, Brasil e Colômbia, de modo a atenuar o impacto da suspensão temporária da Argentina.

Associações representantes de criadores de bovinos na Argentina condenaram a decisão do governo.

Segundo o grupo, a adoção dessa mesma medida em 2006 resultou no fechamento de 138 frigoríficos no país sem que houvesse a redução no preço da carne.

“Esse tipo de medida freia uma atividade que hoje gera o ingresso de dólares necessários para aliviar a grave crise que o país atravessa”, disseram as associações de criadores de bovinos em comunicado conjunto, solicitando que as autoridades revejam a decisão.

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Governo argentino suspende exportações de carne bovina por 30 dias

error: Conteúdo protegido!