A Aurora Alimentos assumiu na segunda-feira (17) o comando das unidades de produção do Grupo Agrodanieli em Tapejara, no Rio Grande do Sul, e anunciou um plano de expandir a produção nas unidades.
Na sexta-feira (21), a Aurora iniciará o abate de aves nas unidades para o processamento de produtos de sua marca, informou a empresa em comunicado.
Com a aquisição, a Aurora Alimentos aumentará de imediato em 20% o seu processamento industrial de aves. A empresa abate atualmente 1 milhão de cabeças por dia.
A Aurora concluiu em março o processo de aquisição da Agrodanieli, que inclui as operações de quatro unidades produtivas: o frigorífico de aves localizado na comunidade de São Domingos, com capacidade para abate de 155 mil aves/dia; o frigorífico de aves em São Silvestre, com capacidade de abate de 50 mil aves/dia; a fábrica de subprodutos e a fábrica de rações com capacidade estática de produção para 70 toneladas/hora.
A empresa também comprou o incubatório de aves localizado no município vizinho de Ibiaçá (RS), com capacidade aproximada de 1,7 milhão de ovos/semana, e uma estrutura de armazenagem de grãos com capacidade de 110 mil toneladas.
A cooperativa disse ainda que prepara um plano de investimentos nas unidades incorporadas para execução em médio prazo, com ampliação dos abates na unidade de aves de São Silvestre para 155 mil aves/dia.
“Todas as unidades passarão por melhorias com o objetivo de ampliar a produção e diversificar o mix de produtos à base de carne de frango que as plantas podem gerar”, disse a Aurora.
A empresa também planeja a qualificação da planta localizada em São Silvestre para hospedar o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e receber habilitação para o mercado externo. Atualmente, essa planta opera com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).
A Aurora disse que manterá os cerca de 2 mil trabalhadores diretamente empregados na Agrodanieli.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil