DESTAQUES DO DIA

Abates de bovinos sobem em MT em abril por aumento da oferta

Os abates de bovinos em Mato Grosso subiram em abril para 354,35 mil cabeças, alta de 2,31% ante março e de 3,36% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Aplicada (Imea) na segunda-feira (10) citando dados do Indea-MT.

O aumento no volume foi impulsionado pelo maior número de machos abatidos no período, totalizando 194,2 mil cabeças, alta de 5,43%.

“Isso ocorreu devido à oferta de maiores lotes de animais engordados a pasto, visto que o período da seca se aproxima e tende a prejudicar a qualidade dos pastos”, disse o Imea em relatório.

Já o abate de fêmeas apresentou queda de 1,24% em relação a março para 160,15 mil cabeças.

O Imea disse que esse cenário pode ser pontual já que, quando a seca se intensificar, a engorda a pasto será dificultada e o mercado dependerá das entregas dos lotes de confinamento.

Mato Grosso exportou 35,2 mil toneladas de carne bovina em abril, 13,02% a menos que o observado em março, mas 5,35% superior ao registrado em abril do ano passado.

A receita das exportações somou US$ 129,02 milhões, queda de 9,35% no comparativo mensal.

China e Hong Kong reduziram as compras em 21,17% e países que compõem o Oriente Médio compraram 17,31% a menos de carne bovina de Mato Grosso no mês passado.

A baixa disponibilidade de gado tem elevado custos para os frigoríficos que buscam repassar a alta para os preços da carne em momento de forte demanda internacional pelo produto.

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Abates de bovinos sobem em MT em abril por aumento da oferta

error: Conteúdo protegido!