Famílias contam sobre importância dos alimentos diante dos desafios da pandemia
A autônoma Ana Paula de Andrade é mãe de Heitor, 5 anos, aluno da educação infantil na rede municipal de ensino de Rio Preto. Nesta semana, ela foi uma das milhares de pessoas a retirar o kit de alimentação escolar para a criança: “Com a piora da pandemia, meu trabalho foi muito impactado e tivemos que ajustar o orçamento da família, priorizando a compra de alimentos básicos”. Com isso, decidiu fazer o cadastro para receber os alimentos e suprir as necessidades do filho. “Ouvia de mães de alunos que já recebiam o kit sobre a qualidade dos alimentos, e realmente é muito bom”, comenta.
Outro lar em que os produtos da merenda têm feito a diferença é o do fonoaudiólogo Isac Medina. “Esse kit tem ajudado, e muito! Minha esposa está desempregada e eu vivendo de bico, tendo que pagar aluguel”, conta ele que é pai de João Miguel, 4 anos, também aluno de escola municipal.
Além de Heitor e João Miguel, até o fim desta sexta-feira (9) mais de 29 mil alunos deverão receber o kit de alimentação escolar, ação emergencial da Prefeitura de Rio Preto que garante alimentos equivalentes à merenda enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas por causa da pandemia de coronavírus.
Têm direito aos alimentos os estudantes cujos pais ou responsáveis legais fizeram o cadastro em março. De 7 a 9 de abril estão sendo entregues os kits não perecíveis, suficientes para 30 dias, e também 1kg de frango em cubos. De 28 a 30 de abril, os alunos receberão hortifrútis e uma nova porção de proteína. Os kits têm supervisão nutricional e são ideais para cada estudante cadastrado.
A retirada deve ser feita exatamente nos dias anunciados, na escola em que o aluno está matriculado. Em caso de não comparecimento, o cadastro é automaticamente excluído e impede o fornecimento de novo kit dentro do mesmo período.
Novos cadastros, para quem ainda não fez e deseja ser atendido a partir de maio, podem ser feitos até 23 de abril no Portal do Cidadão (cidadao.riopreto.sp.gov.br). Caso não seja possível fazer o preenchimento on-line, o responsável poderá fazê-lo presencialmente na unidade escolar em que o aluno está matriculado.
Por Marcella Moreira
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de São José do Rio Preto