DESTAQUES DO DIA

Justiça determina que JBS pague multa por surto de covid em planta

A JBS terá de pagar uma multa de R$ 20 milhões por dano moral coletivo por irregularidades no combate à covid-19 em sua unidade em São Miguel do Guaporé (RO), informou o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO).

A 2ª Vara do Trabalho em Ji-Paraná julgou procedente uma ação civil pública proposta por procuradores do estado em 2020, em que os autores alegavam que irregularidades na planta da JBS resultaram na propagação do vírus entre os trabalhadores e, consequentemente, para a comunidade local, dada a relevância da atividade da empresa no município.

“Os vícios consistiam em mal funcionamento do setor médico, ausência de notificação e afastamento dos funcionários sintomáticos, insuficiência dos EPIs fornecidos, desrespeito ao distanciamento mínimo entre as linhas de produção e descontrole de aglomerações ocorridas em setores mais populosos da planta, dentre outras”, disse o MPRO em comunicado divulgado na semana passada.

A JBS também deverá cumprir 20 obrigações definidas pela Justiça para prevenir a propagação da covid-19 e garantir a saúde dos trabalhadores.

A JBS disse que não comenta processos em andamento e não informou se irá recorrer da decisão.

A empresa disse em comunicado que vem trabalhando para garantir a saúde e segurança de seus colaboradores em todas as suas 135 unidades produtivas no Brasil desde o início da pandemia e que adotou um protocolo com rigorosas medidas preventivas em todas as suas instalações, atendendo a recomendações dos órgãos de saúde internacionais e nacionais.

“A JBS também conta com a consultoria de médicos infectologistas renomados e instituições de referência, que apoiaram na construção do protocolo de proteção para os seus 145 mil colaboradores no Brasil”, disse a companhia.

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Justiça determina que JBS pague multa por surto de covid em planta

error: Conteúdo protegido!