DESTAQUES DO DIA

Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Prefeitura de Indaiatuba se unem para criar a Feira de Agricultura Orgânica de Indaiatuba

Conhecido produtor orgânico de Inadaiatuba, Fernando Ataliba foi um dos primeiros a manifestar interesse e incentivar a realização da Feira do Produtor Orgânico.

Com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, via Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) Regional Campinas e da Casa da Agricultura de Indaiatuba, as pessoas que procuram por alimentos orgânicos terão a partir do próximo sábado, dia 6 de fevereiro, e de todos os sábados, a partir de agora, um espaço a mais para encontrarem frutas, verduras e legumes produzidos de forma orgânica e certificada. É que a Prefeitura de Indaiatuba uniu esforços e fez parcerias para lançar a primeira Feira do Produtor Orgânico de Indaiatuba, oficializada em Portaria municipal.

A Feira do Produtor Orgânico de Indaiatuba vai acontecer todos os sábados, das 7 horas até às 11 horas, em frente ao Parque Ecológico (altura do número 151 da Avenida Engenheiro Fábio R. Barnabé). “Desde o anúncio da Feira, cada vez mais produtores estão se interessando em participar, pois a procura por produtos orgânicos tem aumentado, não só em Indaiatuba, mas no geral”, explica Fernanda Garcia Noronha Martins, executiva-pública que atua na Casa da Agricultura local.

O engenheiro agrônomo Marcelo Augusto Ewert, responsável pela Casa da Agricultura, também tem auxiliado os produtores na certificação orgânica. “A Casa da Agricultura e a Prefeitura se uniram para incentivar os produtores a participarem dessa feira, contribuindo para aumentar a oferta de alimentos saudáveis para a população, com preços justos e de boa qualidade”, diz Marcelo Ewert. Marcelo e Fernanda agora pensam em organizar mais eventos voltados aos produtores orgânicos, como forma de fortalecer o tema e dar subsídios. Para isso, contam com o apoio da Casa da Agricultura de Jundiaí, também da esfera de atuação da CDRS Regional Campinas.

“A pandemia fez com que as pessoas procurassem alimentos saudáveis, também estão cozinhando mais em casa, e isso fez com que aumentasse a procura. E a Feira sendo um local aberto, onde, tomando os devidos cuidados, como distanciamento e uso de máscaras e álcool em gel, é possível fazer compras com segurança, facilitou em relação à inauguração do novo espaço”, garantem os técnicos da Secretaria.

Para participar da Feira do Produtor Orgânico, os produtores rurais devem ter produção estabelecida em Indaiatuba e ter certificação de produtor orgânico, com selo obtido junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O interesse pode ser manifestado no setor de Protocolo da Prefeitura Municipal.

Fernando Ataliba foi um dos primeiros a manifestar interesse, conhecido produtor orgânico tanto em Indaiatuba, onde o Sítio Catavento já serviu várias vezes de ‘sala de aula’ para os interessados em cultivo orgânico, como em São Paulo, onde faz a feira do Parque da Água Branca todos os domingos. Fernando Ataliba diz se sentir muito feliz com esse novo ponto de venda. “Toda grande cidade tem uma feira orgânica, no Brasil e no mundo. Todas as capitais europeias têm, assim como as capitais brasileiras. Ter a minha cidade neste rol me deixa muito feliz. Já vínhamos batalhando por essa conquista há algum tempo, então é motivo de orgulho inaugurar esta Feira”, afirma o produtor.

A expansão da produção orgânica acontece a cada dia, tendo tanto procura pelo consumidor como pelo setor produtivo em aprender as técnicas de cultivo orgânico. Fernando Ataliba é conhecido como um dos grandes incentivadores, participando de cursos e palestras feitos em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em especial com a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de São Roque ‒ Polo da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) ‒ e com a CDRS. Junto com o pesquisador Wilson Tivelli (UPD São Roque) já foram capacitados, ao longo dos anos, mais de 300 engenheiros agrônomos, tanto do Estado de São Paulo quanto de outros estados. “Todos os anos recebo visitas de estudantes de agronomia da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq-USP) bem como da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a Rural Rio, localizada em Seropédica (RJ). E tenho sido convidado por várias faculdades de agronomia a fazer palestras e/ou abertura em cursos e eventos voltados à agricultura orgânica”, conta entusiasmado.

Fernando Ataliba é assíduo como produtor na Feira realizada aos domingos no Parque da Água Branca. Com o fechamento do Parque devido à pandemia, a Feira foi transferida para a rua, mas os clientes continuam fiéis. “Nunca tive problemas em comercializar toda a produção, tanto diretamente nessa Feira, que já faço há cerca de 30 anos, bem como para outros fornecedores de orgânicos, como grandes redes de supermercados, lojas especializadas e distribuidores”, diz Fernando. É um mercado promissor para hortaliças em geral, frutas e grãos, como os produzidos em 20 dos 37ha da propriedade de Ataliba.

Indaiatuba conta também com outra Feira do Produtor, já mais antiga, que acontece todos os finais de semana, sábados e domingos, na parte da manhã, no local conhecido como Ponto Verde, no Bairro Itaici.

Por Paloma Minke

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Prefeitura de Indaiatuba se unem para criar a Feira de Agricultura Orgânica de Indaiatuba

error: Conteúdo protegido!