A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), traz as principais características de frutas típicas do mês de fevereiro. Nesta época, o caqui, o abacate e o kiwi podem ser encontrados com mais facilidade nos estabelecimentos comerciais e por estarem na época, preservam melhor suas propriedades.
Cultivado em praticamente todo o país, o caqui é excelente fonte de vitaminas E e C, que auxiliam na defesa e manutenção do organismo, e minerais como ferro, fósforo e cálcio. É rica também em outro componente fundamental para manter a saúde: o betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres, contribuindo assim no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce, além de colaborar na saúde da visão, unhas e cabelos e auxiliar o desenvolvimento ósseo. O caqui também é fonte de licopeno, um fitoquímico com importante atuação na defesa do organismo.
Kiwi
Um dos principais benefícios do kiwi é a presença de grande quantidade de antioxidantes, substâncias que combatem danos celulares e o envelhecimento precoce e são essenciais para a prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.
Estudos mostram que as fibras do kiwi têm uma grande capacidade de reter água, equilibrando o trânsito intestinal.
Devido à abundância de fibras, o kiwi tem um baixo índice glicêmico o que favorece no equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, além de auxiliar no aumento da sensação de saciedade.
Abacate
Originário do México e América Central, o abacate se espalhou e hoje pode ser encontrado no mundo inteiro, principalmente em climas tropicais. É uma fruta rica em magnésio e contém beta sitosterol, substância que atua na regulação do cortisol (conhecido como o hormônio do estresse). Ainda, auxilia no funcionamento intestinal, na melhora do humor, na proteção cardiovascular, e as fibras presentes no alimento dão maior sensação de saciedade.
Também possui outros minerais como o potássio, sódio e fósforo, além de vitaminas A, B, C e E. É fonte de ácido fólico, um nutriente muito importante para gestantes porque ajuda a prevenir doenças congênitas. E além de ser muito saboroso, o abacate é extremamente versátil sendo usado tanto em receitas doces como salgadas.
Na receita abaixo, indicada pelas nutricionistas da Secretaria, o abacate auxilia a dar a textura ideal à mousse. Confira:
Mousse vegano de cacau com frutas
Mousse
Ingredientes
2 laranjas médias (400g)
3/4 de abacate maduro (220g)
2 colheres (sopa) de açúcar demerara (30g)
1 e 1/2 colher (sopa) de cacau em pó (15g)
5 gotas de essência baunilha
Modo de Preparo
Lave, higienize, esprema as laranjas e reserve seu suco. Lave, higienize e descasque o abacate. Bata no liquidificador a polpa do abacate, o suco de laranja, o açúcar demerara, o cacau em pó e a baunilha até obter uma mistura homogênea. Coloque a mousse em uma taça.
Cobertura
Ingredientes
2 morangos (30g)
6 uvas sem sementes (30g)
3/4 de manga palmer (90g)
1 folha de hortelã
Montagem
Lave e higienize os morangos, as uvas, a manga e a hortelã. Corte os morangos e as uvas ao meio e a manga em cubos. Disponha as frutas por cima da mousse, decore com a folha de hortelã e sirva.
Rendimento: 4 porções
Peso da porção: 100g
Valor calórico da porção: 110 Kcal
Tempo de preparo: 25min
Por Paloma Minke
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo