À primeira vista, as exportações de carne de frango in natura da terceira semana de fevereiro apresentaram resultado excepcional, pois a média diária embarcada no mês – de
16.979 toneladas nas duas primeiras semanas – subiu para 18.707 toneladas quando compilada a média de três semanas.
Porém, esse resultado merece ser melhor analisado. Pois, nele, a SECEX/ME desconsiderou a segunda e a terça-feira de Carnaval, tendo como critério para as exportações da semana apenas três dias de embarques. Assim, se distribuída ao longo de cinco dias, a média diária da semana passada foi inferior à das semanas anteriores.
Porém, independentemente do maior ou menor número de dias úteis do mês, o total acumulado nas três primeiras semanas antecipa um bom desempenho no período. Eventualmente, um dos melhores fevereiros de todos os tempos.
Como, nessas três semanas, o volume embarcado somou 243.186 toneladas, o total mensal deve ficar entre 324 e 336 mil toneladas. E, na longa história do setor, em apenas duas ocasiões o volume de fevereiro superou as 300 mil toneladas – a última delas um ano atras, quando foram exportadas 327 mil toneladas de produto in natura.
Fonte: AviSite