Estabelecimento atuava sem registro junto ao órgão de inspeção oficial e não respeitava preceitos básicos higiênico/sanitários
Uma ação do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, vinculado à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, realizada na manhã de quarta-feira, 10 de fevereiro, no município de Iacanga, região do Escritório de Defesa Agropecuária de Bauru, culminou com a apreensão e destruição de 910 quilos de derivados lácteos impróprios para o consumo.
A equipe de fiscais formada por quatro médicos veterinários chegou até o local por meio de denúncia recebida via canal “Fale Conosco”, disponível no site da Coordenadoria (www.defesa.agricultura.sp.gov.br). As denúncias também podem ser feitas à Ouvidoria do estado de São Paulo, que pode ser acessado através do mesmo site.
Os implicados foram orientados a deixarem da clandestinidade, se registrarem junto ao SISP (serviço de inspeção estadual) e, dessa forma, tendo sido atendido todos os preceitos higiênico-sanitários, produzirem seus derivados lácteos com segurança para os consumidores. No entanto, apesar das informações prestadas aos implicados foi emitido o auto de infração e todos os produtos clandestinos foram destruídos no aterro sanitário do município.
“A Secretaria de Agricultura, por meio da Defesa Agropecuária, continuará a investir em inteligência e a contar com o empenho de seu corpo técnico no combate à circulação de produtos clandestinos que tanto colocam em risco a saúde da população paulista”, disse o médico veterinário João Gustavo P. Loureiro, assistente técnico de gabinete da Defesa Agropecuária.
A fiscalização contou com o apoio de sua coirmã, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).
Por Paloma Minke
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo