Na tabela abaixo, os possíveis 10 maiores importadores mundiais de carne de frango de 2021, segundo projeta o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) em seu mais recente estudo sobre a tendência das carnes no corrente exercício.
Como se constata, o USDA coloca o Japão como maior importador mundial de carne de frango, deixando a China em segundo lugar. Mas isso só acontece porque o órgão norte-americano, em suas estatísticas, desconsidera o comércio (exportações/importações) de pés/patas de frango – dos quais a China é grande consumidora e a tornam maior importadora mundial do produto.
Já que se falou em China: depois de aumentar suas importações em mais de 200% em 2020, tende agora a uma ligeira redução (-7,50%). Porque – apontou o USDA – os chineses começam a voltar à carne preferida, a suína. Daí a demanda menor. Isto, porém, não significa retorno “às origens”: as importações previstas ainda são quase 200% maiores que as registradas em 2019.
Interessante notar que entre os maiores importadores mundiais listados pelo USDA (e sem considerar a União Europeia, bloco de 27 países), sete deles se encontram entre os 20 maiores importadores da carne de frango brasileira. China, Japão e Arábia Saudita lideram o bloco.
Fonte: AviSite