Os preços do etanolhidratado (usado diretamente nos tanques dos veículos) subiram em 17 Estados e caíram em oito Estados e no Distrito Federal na semana encerrada no dia 9 janeiro, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O movimento ocorreu paralelamente à alta da gasolina, que subiu em 22 Estados e no DF no mesmo período e só caiu em três unidades federativas.
A alta da gasolina nos postos do país vem ocorrendo nas últimas quatro semanas, apesar de o último aumento de preço da gasolina A pela Petrobras nas refinarias ter ocorrido já há um mês.
Já os preços do etanolhidratado vendido pelas usinas paulistas, medido pelo indicador Cepea/Esalq, têm registrado altas há três semanas. Ao mesmo tempo, o indicador do Cepea para o etanolanidro (misturado à gasolina, em proprção de 27%) em São Paulo acumulou queda nas últimas duas semanas.
Com as altas do etanol nas bombas na última semana, o biocombustível continuou economicamente vantajoso do que a gasolina apenas em Goias e Mato Grosso, onde seu preço ficou abaixo de 70% do valor da gasolina (patamar de equivalência energética para a média da frota flex brasileira).
Em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, o preço do etanol subiu ao equivalente a 71% do valor do combustível fóssil, ligeiramente acima da paridade.]
Fonte: Valor Econômico
Texto extraído do boletim SCA